Carnaval em Pindamonhangaba tem programação com diversão e solidariedade

A prefeitura prepara uma grande estrutura que envolve segurança e organização para o evento


Faltando um pouco menos de um mês para o Carnaval, a Prefeitura de Pindamonhangaba acerta os últimos ajustes para que os foliões da cidade aproveitem o Carnaval Solidário 2019 com muita diversão e segurança. Além de festejar a data, a Prefeitura junto ao Fundo Social de Solidariedade também estimulará a caridade.

Para esta edição do carnaval, a Prefeitura de Pindamonhangaba, está preparando uma grande estrutura que envolve segurança e organização para o evento. Neste ano, além da Polícia Militar e da Guarda Civil Metropolitana, a festa contará com reforço na segurança com equipes de segurança terceirizada, além da revista para a entrada no Parque da Cidade. Haverá a fiscalização de menores de idade com bebidas alcoólicas que será efetuada pelo Setor de Posturas da Prefeitura junto ao grupo Coalizão. Neste ano, será permitida a entrada de coolers e caixas de isopor - com latas, garrafas de plástico e gelo - sem os carrinhos de supermercado ou de bagagem; porém não pode haver garrafas de vidro.  

As estruturas no Parque da Cidade e na Praça do Quartel contarão com praças de alimentação que terão diversas opções de alimentação com os ambulantes regularizados pela Prefeitura. Está estritamente proibida a venda de bebidas destiladas durante o Carnaval Solidário 2019.

Programação começa com Marchinhas e Pré Carnaval em Moreira

A programação começa entre os dias 22 e 24 de fevereiro, na Praça do Quartel, com Festival de Marchinhas de Pindamonhangaba. No mesmo fim de semana, no dia 23 de fevereiro, será o Pré-Carnaval em Moreira César, com o bloco luizense Juca Teles, com concentração e saída na Avenida José Adhemar Cesar Ribeiro e chegada na Praça de Eventos, onde acontecerá o show da banda Sambatuque.

Ferroviária, Socó, Dondocas e Juca Teles abrem os primeiros dias

A programação do Carnaval Solidário começa na quarta-feira (27/2), às 19 horas, com o bloco da Ferroviária. Na sexta-feira (1/3), é a vez do tradicional bloco Socó da Madrugada alegrar os foliões, com concentração e saída próximos ao Largo São José, no centro de Pinda, às 22 horas. Já no sábado (2/3), às 9 horas, comemorando seus 35 anos, as Dondocas se concentrarão na avenida Coronel Fernando Prestes e desfilarão pelas ruas do centro da cidade. Ainda no sábado, às 16 horas, sai o bloco Juca Teles de São Luiz do Paraitinga, arrastando os foliões com muita animação e palavras de amor, no percurso de 2,6km, até o Parque da Cidade. Lá, a festa continua até as 22 horas com o show da banda Sambatuque.

Todos os dias haverá na Praça do Quartel, a Matinoite, das 16 às 22 horas, com o show da banda Vale Som; e no Parque da Cidade, show da banda Sambatuque a partir das 18 horas.

Blocos de Pinda animam o domingo

No domingo (3/3), às 16 horas, o bloco do Nego Loko desfila pelas ruas do Araretama, com saída e concentração da quadra poliesportiva do bairro. Às 17 horas, na Praça do Quartel, sai o bloco "Jeca Tatu Cotia Não", levando a cultura do jeca no Vale do Paraíba. Às 18 horas, é a vez do "El Sombrero" sair, e às 20 horas o bloco "Chique Chitas" agitará os foliões. As concentrações e a saídas dos blocos também acontecerão na Praça do Quartel.

 Pé na Cova é novidade para 2019

Na segunda-feira (4/3), o bloco luizense Pé na Cova estreará em Pindamonhangaba, levando uma mistura de carnaval e halloween para as ruas da Princesa do Norte. A saída e concentração também serão na Praça do Quartel, às 16 horas.  Os foliões estão convidados a vestirem suas fantasias de monstros, zumbis e bruxas para acompanharem o bloco.

O Pé na Cova foi criado em 1988, na capital das marchinhas - São Luiz do Paraitinga. A música que agita os foliões foi feita pelos mestres Afonso Pinto e Idalício para homenagear João, que na época recebeu o apelido de "Pé na Cova". João era entregador de gás em terras luizenzes, utilizava uma bicicleta para fazer suas entregas mas devido ao peso do botijão, o freio da bicicleta estourava com frequência. Cansado de sempre ter que arrumar o freio da bicicleta, o homem teve uma ideia mirabolante: colocar botina somente em um pé para frear a bicicleta. João, que morava no bairro do Benfica - onde está localizado o cemitério da cidade -, logo ganhou o apelido de "João Pé na Cova". Benfica é também o bairro em que está localizado o campo de futebol da cidade, onde acontecem os campeonatos amadores, em um desses campeonatos os mestres Afonso e Idalício viram João passar e logo começaram a cantar a marchinha que em mais de duas décadas depois, embala foliões no carnaval.

Maricota encerra a festa

E na terça-feira (5/3), desfilará pela segunda vez em Pinda, o bloco Maricota, de São Luiz do Paraitinga, também a partir das 16 horas, na Praça do Quartel.