Satélites mostram movimentação nas plataformas de lançamento de mísseis da Coreia do Norte

Imagens aéreas captadas por satélites identificaram que começou a reconstrução de um local para o lançamento de mísseis no país asiático


Autoridades da América do Norte e da Europa interpretam que houve um reinício de atividades na Estação de Lançamento de Satélites Sohae da Coreia do Norte antes do encontro entre o líder norte-coreano, Kim Jong-un com o presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump. O encontro ocorreu no final de fevereiro, mas não houve acordo de desarmamento.

Imagens aéreas captadas por satélites identificaram que começou a reconstrução de um local para o lançamento de mísseis no país asiático. Segundo a imprensa sul-coreana, as informações foram transmitidas a parlamentares e funcionários da inteligência do governo da Coreia do Sul. 

O acordo, segundo negociações anteriores entre Kim e Trump, era desmontar a estação de mísseis. O líder do governo norte-coreano e o presidente norte-americano se reuniram no final do mês passado, em Hanói, no Vietnã. No entanto, o esforço de buscar um acordo para a desmilitarização não avançou e Kim Jong-un deixou o encontro antes do previsto.

Está previsto para esta quarta-feira (6) um encontro entre o representante especial dos EUA para a Coreia do Norte, Stephen Biegun e negociadores sul-coreanos e japoneses. Biegun liderou os esforços de negociação antes da cúpula.

No início desta semana, o secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, disse acreditar que Washington enviará uma delegação à Coreia do Norte nas próximas semanas. Porém, houve um alerta do assessor especial da Casa Branca John Bolton, sobre a possibilidade de elevar as sanções contra os norte-coreanos.

Com informações da Agência Brasil