Satélite sino-brasileiro CBERS 04A chega a base de lançamento de Taiyuan

Satélite de observação da Terra em parceria com a China será lançado dia 17 de dezembro


O satélite CBERS 04ª, nascido de uma inédita cooperação científica-tecnológica entre Brasil e China, chegou hoje (05) à base de lançamento de Taiyuan (TSLC). O satélite e equipamentos estavam no laboratório da CAST, em Pequim, e após serem acondicionados em contêineres foram transportados de trem até a base de lançamento. De acordo com um porta-voz do governo chinês, a viagem durou cerca de 15 horas e percorreu 500 quilômetros, aproximadamente.

O lançamento do CBERS 04ª será o sexto da parceria Brasil-China e está previsto para a madrugada do dia 17 de dezembro. O Programa CBERS (do inglês, Satélite Sino-Brasileiro de Recursos Terrestres) é desenvolvido pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), no Brasil, e pela Academia Chinesa de Tecnologia Espacial (CAST), na China.

Na base de lançamento (TSLC), os especialistas do INPE e da CAST iniciarão a integração dos módulos de serviço e de carga útil do satélite. Os módulos do satélite serão submetidos a testes elétricos para verificar a possível ocorrência de danos durante o transporte. Os testes estão programados para terminar no final do mês.

A preparação final do satélite vem em seguida, assim como a instalação do painel solar. Assim, inicia-se a Revisão de Prontidão do Satélite (SRR), que "autoriza o enchimento dos tanques de combustível do satélite", explica Antonio Carlos de Oliveira Pereira Junior, coordenador do Segmento Espacial do Programa CBERS.

A etapa seguinte será transferência do satélite para a torre de lançamento, onde será acoplado ao foguete Longa Marcha-4 para a realização dos testes de pré-lançamento.

Imagens e aplicações - O CBERS 04A de observação da Terra levará a bordo duas câmeras brasileiras (MUX e WFI) e uma chinesa (WPM). A MUX (Câmera Multiespectral Regular) irá gerar imagens de 16 metros de resolução, com reprodução de imagem de um mesmo local a cada 31 dias.

As especificações do satélite sino-brasileiro são similares às dos programas de sensoriamento remoto orbital mais utilizados em todo o mundo, como Landsat (Estados Unidos), Resourcesat (Índia) e Copernicus (União Europeia).

Os dados do Programa CBERS estão disponíveis aos usuários no catálogo online do INPE. As imagens de satélites de sensoriamento remoto, incluindo as do CBERS, fornecidas gratuitamente pelo INPE, são utilizadas no sistema de gestão do território do próprio governo, e também nas pesquisas e projetos desenvolvidos em universidades e por empresas privadas, gerando emprego e renda.

 Entre junho de 2004 e setembro de 2019, o INPE forneceu quase 4,5 milhões de imagens, das quais mais de 2,8 milhões dos satélites CBERS (2, 2B e 4).

Mais informações: www.cbers.inpe.br