Quando a tecnologia permite conhecer Penedo antes de viajar

È um destino ideal tanto para uma viagem romântica


Cultura finlandesa - Foto: Joakin HonkasaloCultura finlandesa - Foto: Joakin Honkasalo
O avanço da tecnologia é, sem dúvida alguma, uma das coisas mais importantes nos tempos atuais. Ainda antes da aparição do coronavírus e das mudanças que isso provocou no mundo, a tecnologia já era um item importante no dia a dia das pessoas. Exemplo disso é o material que há na web sobre diversos assuntos, como artigos culturais, informação sobre seguros de viagem, dicas sobre exercícios para a saúde, detalhes de hospedagens ou apartamentos para alugar.

É verdade que muitas pessoas ainda eram reticentes ao uso constante da tecnologia através de computadores ou de celulares. Porém, hoje em dia, com a obrigatoriedade de ficar em casa para resguardar a saúde por causa da pandemia, a única forma de comunicação com o mundo é justamente através da tecnologia. Com ela, visitar um lugar, planejar uma viagem e escolher um lugar onde ficar acaba sendo mais fácil.

A utilidade de ter tecnologia em casa e conexão à internet permite tirar proveito das horas no lar que, quando já houve contato com a família e amizades, dá para estudar e / ou procurar informação sobre diversos destinos para viajar quando a vida volte ao normal. E, por exemplo, se a sua escolha sempre foi Penedo, procurar saber que tipo de seguro de viagem precisará quando as férias finalmente acontecerem, será muito importante.

Certamente que não há necessidade de fazer tudo às pressas, há muito tempo para poder pesquisar, escolher, decidir. Uma pousada em Penedo que seja confortável, um hotel nas redondezas ou até ir para um camping! Tudo vai depender do tipo de viagem e da companhia.

O que você pode fazer em Penedo

Penedo - Foto: Jonathan BorbaPenedo - Foto: Jonathan Borba
Por que não aproveitar a tecnologia agora, e pesquisar todas as coisas que são possíveis de fazer para quando a viagem para Penedo vire realidade? Afinal poder conhecer e curtir a única colônia da Finlândia no Brasil será uma experiência inesquecível!

Penedo tem aproximadamente três mil habitantes, que mantêm o ar finlandês através da arquitetura, da culinária e dos costumes. Localizada na região sul do estado do Rio de Janeiro, é um destino ideal tanto para uma viagem romântica quanto para uma viagem familiar. E as atividades são bem variadas.

Por exemplo:

  1. Percorrer a 'Pequena Finlândia'. É o lugar mais visitado em Penedo, um shopping a céu aberto no centro da região. É um cantinho europeu por causa do tipo de construção das casinhas, uma verdadeira réplica de uma vila finlandesa. Você poderá encontrar, além de restaurantes e bares, fantásticas fábricas de chocolate!
  2. Se você gosta de tomar banho em água geladinha, deverá visitar a Cachoeira das Três Bacias, onde há três piscinas naturais com uma espécie de escorregador. É ideal para quem gosta do contato direto e tranquilo com a natureza.
  3. O Parque Nacional de Itatiaia é outro lugar lindo para conhecer. Lá está o Poço das Esmeraldas, que tem água cristalina e está rodeado de pedras e uma exuberante vegetação. É um passeio para fazer tranquilamente com toda a família.
  4. Se você gosta de historia e de pesquisar novas culturas e tradições, deverá visitar o Museu Finlandês, que guarda muitos objetos que foram trazidos da Finlândia pelos colonos finlandeses no começo do século XX.
  5. Visitar a Casa do Papai Noel será um passeio obrigatório se você viajou com crianças. A construção dessa casa foi feita copiando detalhes do habitat natural do bom velhinho. A ideia foi construir a casa de verão de papai Noel em Penedo! Há também lojas, lanchonetes e restaurantes, além de uma minifábrica de chocolate, tudo com sinalização tanto em português quanto em finlandês.
  6. Duas atividades que são espetaculares para fazer em Penedo: passeios a cavalo e passeios de quadriciclo. Os passeios a cavalo permitem andar por paisagens espetaculares e conhecer belas cachoeiras. Já os passeios em quadriciclo são feitos por trilhas.

Finalmente, conhecer os trutários da região será bem interessante, porque proporcionam a possibilidade da pesca e também a fantástica oportunidade de degustar as casquinhas e os patês que são feitos à base das trutas.