Papa diz que ficou "profundamente triste" com acidente aéreo em Cuba


O papa Francisco afirmou hoje (19) ter ficado "profundamente triste" ao ser informado sobre o acidente aéreo, nos arredores de Havana (Cuba), que matou mais de 100 pessoas. O número de vítimas ainda é incerto e varia entre 108 a 113. Porém, as informações oficiais são que havia 104 passageiros, inclusive cinco crianças, e nove tripulantes. A maioria das vítimas é cubana. Há duas mulheres sobreviventes.

"Fiquei profundamente triste ao receber a dolorosa notícia do acidente, que causou numerosas vítimas, e ofereço sufrágios para o eterno descanso dos mortos", afirmou Francisco em um telegrama enviado ao arcebispo de Santiago de Cuba, Guillermo García Ibáñez, e assinado pelo secretário de Estado do Vaticano, o cardeal Pietro Parolin.

O papa disse que pediu a Deus "que derrame sobre todos os afetados os dons da serenidade espiritual e da esperança cristã".

Três mulheres sobreviveram ao acidente Três mulheres sobreviveram ao acidente A maioria das vítimas do acidente aéreo é cubana (Granma/Divulgação)

A aeronave Boeing 737, da companhia Cubana de Aviação e que pertence à mexicana Global Air, caiu poucos minutos depois de decolar nas proximidades do aeroporto internacional José Martí, em Havana. As autoridades cubanas declararam luto oficial no país, e as famílias iniciaram o processo de reconhecimento das vítimas. 

*Com informações da EFE e do Granma, jornal oficial de Cuba. 

Saiba mais Governo de Cuba cria comissão para apurar causas de acidente aéreo Governo de Cuba decreta luto oficial por acidente aéreo em Havana Brasil lamenta acidente aéreo em Cuba.