Governador Dória visita Tóquio e Nagoya com a missão de atrair investimentos japoneses

Serão quatro dias em busca de oportunidades para todo o estado e ampliação de possibilidades de relações comerciais


Tókio, a capital japonesaTókio, a capital japonesa (Foto : Divulgação)O Governador João Doria está em Tókio, em busca de investimentos. Doria embarcou neste domingo (15) para o Japão para uma missão de  quatro dias, de 17 a 20 de setembro, Doria irá participar de atividades em Tóquio e Nagoya com a expectativa de anúncios de novas oportunidades e negócios com a ampliação de relações comerciais com o país asiático.

A primeira agenda do Governador será na terça-feira (17) com o vice-presidente da JICA (Japan International  Cooperation Agency - Agência Internacional de Cooperação Japonesa), Koshikawa Kazuhiko, em Tóquio. Em seguida, Doria se reúne com representantes do Japan Bank for International Cooperation (JBIC) para tratar de financiamentos de projetos prioritários do Governo de São Paulo.

Doria ainda terá agenda com a Governadora de Tóquio, Yuriko Kokye, para falar sobre  ampliação da cooperação bilateral entre as regiões. 

 "É a sexta missão internacional que fazemos, com uma missão específica de atração de novos investimentos e geração de empregos. O principal encontro será com a Toyota, que tem duas fábricas no estado, no qual vamos anunciar um novo investimento, um novo veículo e novos empregos em uma das unidades de São Paulo", disse Doria.

O governador paulista se reúne ainda na terça com representantes da SOJITZ Corporation, conglomerado japonês que atua em diversos ramos industriais. Dória pretende atrair mais investimentos para os polos de desenvolvimento econômico. Desde maio, o Governo do Estado inaugurou 12 polos de desenvolvimento, criados para incentivar o aumento da produtividade da indústria e incentivar políticas para setores produtivos determinados em uma mesma região geográfica.

Na quarta (18), o Governador terá um café da manhã com investidores locais da área de infraestrutura, em Tóquio. O Embaixador do Brasil no Japão, Eduardo Saboia, acompanhará Doria na apresentação do Plano de Desestatização do Governo de São Paulo. Atualmente, o Estado tem 21 projetos de Parcerias Público-Privadas (PPPs) e concessões em andamento. Os projetos devem trazer cerca de R$ 40 bilhões para os cofres de São Paulo.

Ao longo do dia, a delegação paulista cumpre mais quatro compromissos, a começar com a reunião com Tatsuo Yasunaga, CEO da trading japonesa Mitsui & Co, para debater possibilidades da expansão de investimentos da empresa em São Paulo. Depois, Doria tem um almoço com o Embaixador do Brasil no Japão e, na sequência, encontra-se com o Vice-Presidente da NEC Corporation (tecnologia em segurança pública), Masakazu Yamashina.

O dia termina com um jantar com o Presidente da Toyota Brasil, Rafael Chang, e executivos da empresa.

anuncio