Fronteira entre Brasil e Venezuela será fechada a partir das 20h desta quinta, anuncia Maduro

Há informações não confirmadas oficialmente que foram enviados militares para cidade de Santa Helena de Uairén, na fronteira com o Brasil.


O ditador venezuelano Nicolás Maduro anunciou nesta quinta-feira (21) que a fronteira da Venezuela com o Brasil estará fechada a partir das 20h de hoje. A iniciativa do líder chavista enfrenta a pressão internacional para que permita a entrada de ajuda humanitária oferecida ao povo venezuelano pelos EUA e países vizinhos.

Maduro também anunciou a realização de um "grande show" de música na área que faz divisa com a Colômbia. Maduro estuda também o fechamento da fronteira colombiana, na qual está a cidade Cúcuta, que centraliza os repasses de doações para os venezuelanos.

"A partir das 20h de hoje [quinta-feira, em horário de Caracas] a fronteira terrestre com o Brasil será fechada", anunciou Maduro durante reunião com o Estado Maior das Forças Armadas Nacionais Bolivarianas (FANB) por videoconferência do Comando Estratégico Operacional de Caracas.

Há informações não confirmadas oficialmente que foram enviados militares para cidade de Santa Helena de Uairén, na fronteira com o Brasil.

Quando à fronteira com a Colômbia, o ditador venezuelano afirmou o seguinte: "Decidi que [o espaço] está totalmente fechado, até novo aviso sobre a fronteira terrestre com o Brasil, melhor prevenir do que remediar. Quero que seja uma fronteira dinâmica e aberta com a Colômbia, mas sem provocações."

Maduro disse que responsabilizará o presidente da Colômbia, Iván Duque, sobre qualquer problema que houver na região fronteiriça com a Venezuela. "A Venezuela está passando por uma grande provocação, por isso estamos atualizando o conceito para reagir. O governo que presido está na vanguarda da proteção das pessoas", disse.

Com informações da Agência Brasil