Embraer entrega primeiro Praetor 500 à cliente americana Flexjet

O acordo tem valor total de até US$1,4 bilhão


A Embraer entregou ao mercado nesta segunda-feira (23) o primeiro jato executivo Praetor 500. A aeronave foi entregue à Flexjet, uma das líderes globais no mercado de transporte via jatos particulares, que está introduzindo a aeronave em sua frota . O jato estréia no mercado pouco mais de um ano após seu lançamento na NBAA-BACE (National Business Aviation Association's Business Aviation Convention and Exhibition), em 2018. Foi durante a realização do evento que ocorreu o acordo entre a Embraer e a Flexjet.

Assim como o Praetor 600, que também possui certificação tripla da ANAC, FAA e EASA, os modelos Praetor 500 representam as aeronaves tecnologicamente mais avançadas em suas categorias. O acordo tem valor total de até US$1,4 bilhão, conforme os preços de lista atuais, e engloba uma frota de jatos executivos da Embraer. Com este pedido, que inclui o jato executivo da categoria leve Phenom 300 e os recém-certificados jatos Praetor 500 e Praetor 600, a Flexjet se torna o primeiro cliente frotista dos modelos Praetor.

"Como primeiro cliente frotista dos jatos executivos Praetor, a Flexjet, mais uma vez, estará à frente no mercado de propriedade compartilhada com a introdução do mais moderno jato médio existente", afirma Michael Amalfitano, Presidente e CEO da Embraer Aviação Executiva. "É com muita gratidão e orgulho que entregamos o primeiro Praetor 500 à Flexjet. Estamos confiantes de que os clientes da Flexjet terão a oportunidade de aproveitar a melhor experiência de voo na aviação executiva."

O sucesso da Flexjet com a entrada do Legacy 500 na frota Red Label em 2015, complementada pela introdução do Legacy 450 no ano seguinte, permitiu que seus clientes se beneficiassem das capacidades e do desempenho de aeronaves maiores ao custo de um jato médio. Ambos os modelos foram os primeiros da frota da Flexjet com a tecnologia fly-by-wire da Embraer, oferecendo uma experiência de voo mais suave, sem precedente no segmento de jatos médios. 

"Temos o prazer de entregar o primeiro Praetor 500 do mercado para nossos clientes. O Praetor 500 oferecerá ainda mais desempenho para os clientes da Flexjet do que os já conhecidos Legacy 450. Refletindo nosso comprometimento de operar a mais nova e moderna frota do mercado, começaremos a modificar todos os nossos Legacy 450 para o padrão do Praetor 500", disse Michael Silvestro, CEO da Flexjet.

A parceria entre a Embraer e a Flexjet teve início em 2003, quando a Flight Options, empresa que passou a fazer parte do grupo Flexjet em 2015, se tornou a primeira empresa de propriedade compartilhada a introduzir o jato executivo Legacy em sua frota.

Ao oferecer aos seus clientes uma experiência de voo comparável à cabine de um jato grande com a economia de um supermédio, a Flight Options foi capaz de atender um número maior de clientes, de forma ainda melhor, viabilizando o crescimento da empresa por meio das aeronaves da Embraer, projetadas para alta utilização, permitindo assim alta disponibilidade operacional da frota.