Embraer anuncia que presidente da companhia deixará o cargo no dia 22 de abril

Paulo Cesar de Souza e Silva foi convidado para ser Consultor Sênior da companhia


Paulo César lançou em 2013 o Programa E2, de jatos comerciais de médio porte, considerados os mais eficientes do mercadoPaulo César lançou em 2013 o Programa E2, de jatos comerciais de médio porte, considerados os mais eficientes do mercado (Foto : Divulgação)

A Embraer divulgou nesta segunda-feira (18), comunicado informando que o atual presidente da companhia, Paulo Cesar de Souza e Silva, deixará o cargo.  O anúncio ocorre após aprovação dos acionistas da transação com a Boeing. De acordo com a empresa, o atual Presidente e CEO da empresa encerra um bem sucedido ciclo profissional na Companhia no próximo dia 22 de abril, data do término do seu atual mandato.

Segundo o comunicado, a empresa irá anunciar o sucessor até o encerramento das atividades do CEO. Paulo Cesar veio do mercado financeiro para estruturar a área de financiamento de vendas da companhia. Chegou  há 22 anos e por seis anos foi Presidente e CEO da Aviação Comercial. Em 2013 lançou o Programa E2, de jatos comerciais de médio porte, considerados os mais eficientes do mercado.

 De acordo com a Embraer, a gestão de Paulo César se destaca em três iniciativas voltadas para a geração de valor e sustentabilidade. A primeira foi a transação com a Boeing e a segunda foi a criação do programa Passion for Excellence, um projeto de transformações estruturais centrado na redução de custos e no aumento da eficiência operacional, gerando expressivas economias anuais recorrentes.

Outro destaque foi a criação da EmbraerX, responsável em inovação disruptiva e desenvolvimento de oportunidades para o futuro como o eVTOL (veículo elétrico de decolagem e pouso vertical, na sigla em inglês), projeto que revolucionará o transporte urbano, em parceria com a Uber.

"Paulo Cesar é idealizador da parceria com a Boeing e liderou o processo de negociação da transação que levará a Embraer e o Brasil para um patamar muito mais competitivo e de destaque na indústria aeronáutica global" disse Alexandre Silva, presidente do Conselho de Administração.