Em nota, Sindicato dos Metalúrgicos de SJC repudia plano de demissões da General Motors

Confira o posicionamento na íntegra


Por meio de nota, o Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos se manisfestou em repúdio as ações que a General Motors irá tomar em relação ao fechamento de fábricas e demissão de funcionários. 

Veja:

O Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região e a CSP-Conlutas manifestam seu repúdio aos planos da General Motors em fechar fábricas e realizar demissão em massa ao redor do mundo. A companhia passa por situação financeira saudável e, ainda assim, planeja cortar 15% de sua mão de obra.

Esta é uma medida inaceitável e que merece resposta das organizações sindicais e dos trabalhadores de todas as unidades da montadora. A reação tem de vir em forma de luta e solidariedade internacional em defesa do emprego e contra o fechamento das fábricas.

Vale lembrar que no momento de sua mais severa crise, em 2008, a GM reduziu salários, cortou direitos e demitiu trabalhadores, com a promessa de melhores dias. Agora a situação é de lucros em alta e, mesmo assim, a companhia anuncia demissão em massa.

Exigimos que a direção da empresa anuncie com urgência quais serão os países (além dos Estados Unidos e Canadá) a serem afetados pelo processo de reestruturação. Omitir a informação inevitavelmente levará os trabalhadores a um clima de tensão e insegurança.

É direito de todos os sindicatos e funcionários da GM conhecer um plano de tamanha gravidade. Vamos cobrar a garantia de emprego e direitos. Os trabalhadores não podem pagar a conta da chamada reestruturação.