ARTIGO: Anúncio de aliança entre "Blocão" e Alckmin cria euforia no mercado

Compromisso de apoio gerou uma espécie de frenesi no mercado financeiro internacional


Ex-governador paulista já é o primeiro do ranking em horário de TVEx-governador paulista já é o primeiro do ranking em horário de TV (Foto : AgoraVale)Geraldo Alckmin (PSDB) e Ciro Gomes (PDT) têm dois pontos em comum: ambos são do signo de escorpião e nascidos na mesma cidade: Pindamonhangaba-SP. Ambos nasceram em novembro, Alckmin no dia 7 e Ciro no dia 6, mas as semelhanças param por aí.
O pré-candidato do PDT se assume como cearense do município de Sobral e que nasceu paulista por acidente.

Enquanto o tucano é mais reservado e metódico, chegando até certo ponto a provocar enfado no seu entorno (daí o apelido Picolé de Chuchu), seu conterrâneo é de forte temperamento sanguíneo e afeito a bate-boca e palavrões. Independente de sua emblemática história política, os atos de Ciro não condizem com uma personalidade pública que aspira capitanear essa embarcação à deriva com seus 210 milhões de passageiros.

O anúncio feito nesta quinta-feira (19) de um compromisso de apoio dos partidos que formam o “Blocão” ao pré-candidato à Presidência, Geraldo Alckmin gerou uma espécie de frenesi no mercado financeiro internacional. O “Blocão”, antigo “Centrão”, é formado por Democratas, Solidariedade, Progressistas, PRB, PR, PHS e Avante. O grupo negociava apoio à Ciro Gomes (PDT), mas mudou a rota após algumas escorregadas verbais do pedetista.

Visto como uma pré-candidatura que não teria forças para levantar as âncoras, Alckmin é um sobrevivente com a energia vital recomposta. O anúncio que deve vir nos próximos dias sobre a oficialização de sua candidatura vem com outro cenário, cercado por um glamour antes não imaginado, pela extensão da comitiva desse “alto clero” da classe política. Mesmo que não feche com o bloco composto por PPS, Podemos, PSDC e PV, o tucano já entra dominando 40% de visibilidade com o horário eleitoral na TV.

Para que se tenha ideia do otimismo junto à classe empresarial depois do anúncio de ontem, a Petrobras fechou o dia de ontem com ações em alta expressiva. Nesta sexta-feira, o Ibovespa passou a operar pela manhã com ações da Petrobras valorizadas em 4,29% a R$ 19,19, o que representa a recuperação dos preços do barril do petróleo nos mercados estrangeiros.

Nessa guerra por apoio, venceu o “mocinho”. Em política, também se encaixa aquela máxima: “O bom cabrito não berra!”