Pinda é destaque em prêmio sobre Cidades Digitais


Pindamonhangaba é uma cidade que se preocupa com o cidadão e garante o acesso à informação. A cidade conta com nove unidades do Telecentros, nas escolas os alunos aprendem informática e há uma série de ações. Devido ao trabalho desenvolvido no município Pinda destacou-se no prêmio sobre Cidades Digitais, promovido pelo IBCB.
 
A premiação ocorreu na noite de terça-feira (3) na capital paulista e a cidade foi representada por Raquel Dias, coordenadora do projeto Telecentro, Maria Aparecida Ribeiro de Campos, funcionária do Fundo Social, prefeito João Ribeiro e vereador Abdala Salomão. No ranking de mais de 136 municípios apenas 100 atenderam os critérios da pesquisa e a ?Princesa do Norte? conquistou o 81º lugar, excelente classificação, levando em consideração que o país todo foi convidado a fazer parte da pesquisa.
 
Lygia Pupatto, secretária de Inclusão Digital do Ministério das Comunicações, conversou com o prefeito João Ribeiro e pôde ter conhecimento do trabalho desenvolvido na cidade. Ela avalia que toda experiência é válida e a iniciativa da prefeitura está de parabéns, porque está fazendo um grande benefício educacional, social e cultural para a sociedade.
 
O IBCB contou com o apoio da Data Com, Vivo/Telefônica, Padtec e Icatel. A realização do prêmio foi da CPqD (Centro de Pesquisas e Desenvolvimento em Tecnologia da Informação e Comunicações) e Momento Editorial. O objetivo desta pesquisa é fazer um mapeamento do índice de tecnologia no país.
 
Raquel Dias, coordenadora do projeto Telecentro, afirma que este dado para Pinda representa uma transformação na área de tecnologia, porque levar acesso à comunidade e garantir a acessibilidade para todos os públicos é um trabalho feito com muitos apoiadores e parcerias. ?Esta foi a primeira vez que participamos deste índice e já ficar nesta classificação é algo gratificante. Ficamos com 177 pontos e fomos destaque em Telecentros?.
 
Lia Ribeiro Dias, diretora da Momento Editorial, conta que esta foi a 2ª edição do IBCD e ficou muito satisfeita com os resultados porque revela que os municípios deram passos importantes para a inclusão digital e os projetos das cidades que estão no ranking mostram que as prefeituras estão com foco no cidadão. Ela parabeniza todas as cidades premiadas.
 
?Ficamos felizes com este resultado e saber que estamos entre as 100 cidades que garantem o acesso digital aos munícipes é algo que nos orgulha bastante, porque o Brasil todo possui mais de seis mil cidades?, comenta o prefeito João Ribeiro.
 
Telecentros em Pinda
 
O projeto Telecentro foi implantado em Pindamonhangaba em 2006, e ao decorrer dos anos foi ampliando suas atividades. Os locais que contam com este espaço são: bairro das Campinas, Jardim Regina, biblioteca do Sesi no Centro, Castolira, Feital, Cícero Prado, Araretama ? na escola Elias Bargis e na Casa do Jovem, e Vila Rica. Juntos eles atendem cerca de 16 mil munícipes por mês.
Os alunos da Rede Municipal de Ensino também utilizam os Telecentros, eles são acompanhados pelas professoras e utilizam o computador.
 
Também são atendidos os jovens encaminhados do PEAD, Educação de Jovens e Adultos (EJA), 30 crianças do ?Parceiros do Amanhã?, Ação Jovem e alunos especiais, porque os Telecentros também garantem a acessibilidade por meio das rampas de acesso, desenvolvendo assim a inclusão dos alunos.

0 Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.