Serviços funerários para pets invadem o mercado

A ideia é tornar o momento da despedida entre dono e animal um pouco menos difícil por conta das questões burocráticas e ambientais.


O mercado pet brasileiro não para de crescer. Dados da Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação - ABINPET - mostram que, em 2018, o Brasil tinha o 4º lugar no ranking de países com mais animais de estimação. Em 2017, era o 3º maior do mundo em faturamento no segmento pet.

Do total do faturamento de R$ 20,3 bilhões deste mercado em 2017, 15,8% correspondia ao chamado Pet Service, que são os serviços destinados aos animais de estimação. Além do foco na qualidade de vida do animal, este nicho também vem apostando no fim digno da vida dos pequenos companheiros, disponibilizando serviços funerários especializados.

Conforto e respeito no final da vida dos pets

Lidar com a ideia da morte dos animais de estimação não é fácil para os donos. Porém, diferente do que ocorre na ocasião do falecimento de pessoas, muitas vezes o proprietário do pet sequer sabe o que fazer com o corpo. Para oferecer soluções que garantam uma despedida digna e respeitosa para o bichinho de estimação, os serviços funerários para pets surgem como uma inovação do mercado.

Já existem - e não param de crescer - no segmento pet planos funerários, cemitérios e crematórios especializados. A ideia é tornar o momento da despedida entre dono e animal um pouco menos difícil por conta das questões burocráticas e ambientais. De coroa de flores a velório, os proprietários de pets podem contar com uma grande variedade de serviços para a partida do companheiro.

A cremação de pets, por exemplo, é algo que vai além da afetividade e da possibilidade de manter a lembrança sempre presente: é também uma questão ecológica. Ela evita que os corpos dos animais sejam enterrados em jardins, quintais e outros terrenos, ou mesmo descartados no lixo comum, o que é altamente prejudicial ao meio ambiente.

Para os tutores que querem garantir uma despedida digna para os companheiros, não faltam opções.

anuncio