Senac Guaratinguetá ajuda jovens a conquistar o primeiro emprego

Inscrição para o programa Aprendizagem deve ser feita pela empresa em que o jovem atuará


A Aprendizagem torna-se cada vez mais uma importante porta de entrada para o mundo do trabalho e a primeira experiência profissional é um desafio para os jovens. Para inserir jovens de 14 a 24 anos incompletos no mercado de trabalho existe o programa de formação técnico-profissional, vinculado à Lei da Aprendizagem nº 10.097/2000, define que as empresas de médio e grande porte que vão contratar, sendo um mínimo de 5% e um máximo de 15% do seu quadro de funcionários.

O Senac Guaratinguetá vai formar cerca de 200 aprendizes em 2018. O curso é gratuito e a inscrição do aluno deve ser feita pela empresa em que ele atuará como aprendiz. O contrato pode ser de até dois anos, com uma carga horária de 4 a 6 horas, e durante esse período o jovem deve conciliar o trabalho com os estudos. Além de possibilitar ao participante o acesso à educação de qualidade, o programa fomenta a competitividade da economia e o desenvolvimento social. 

“Foi uma experiência extremamente rica e envolveu diversas áreas do conhecimento, como informática, sustentabilidade, atendimento ao cliente, formação cidadã e da opinião crítica, que permanecem em mim até hoje.”, disse Bianca Cristina Paulino, aluna de Aprendizagem do Senac Guaratinguetá em 2012. Ela conta que o programa desenvolveu tanto o seu lado profissional, quanto o pessoal.

Uma das principais conquista de Bianca, a partir de então, foi a de ser contratada pelo próprio Senac Guaratinguetá para trabalhar no setor de atendimento ao cliente, realizando matrículas de cursos, venda consultiva e mantendo contato direto com o público, de forma presencial e telefônica.

Empresários - Ao integrar-se ao programa Aprendizagem, a empresa, além de cumprir seu papel legal de contratante do aprendiz, é convidada a compartilhar experiências como parceira do Senac e atuar no processo de transformação do jovem, dando-lhe oportunidade de trabalho e ajudando-o a construir uma vida pessoal e profissional com mais oportunidades.

A unidade Guaratinguetá oferece o curso de Aprendizagem Profissional em Comércio de bens, Serviços e Turismo, com duração de 17 (dezessete) meses e prevê em seu desenvolvimento 1.560 horas de Aprendizagem compostas de 480 horas teóricas e 1.080 práticas. A empresa poderá selecionar, no máximo, 4 ocupações correlatas com suas atividades para compor o Plano de Atividades do aprendiz, as quais juntas permitirão uma formação profissional adequada.

De acordo com Dorothy Ponce, gerente do Senac Guaratinguetá, os aprendizes são incentivados a desenvolver projetos reais, elaborando propostas inovadoras e a construção do seu olhar profissional e sustentável para o ambiente de trabalho.