Seminário de Prevenção e Proteção para situações de calamidades e emergências acontece em SJC

O objetivo é capacitar 1.000 agentes públicos da Defesa Civil e da Assistência Social para atuarem em situações de desastres


A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social realizou nesta quarta-feira, (14/08), 2º Curso de Capacitação para atuação de agentes de proteção da Defesa Civil e da Assistência Social em situação de calamidade pública, no CEFE-Centro de Formação do Educador "Professora Leny Bevilacqua", em São José dos Campos, em parceria com a Defesa Civil do Estado de São Paulo e com a Casa Militar. O objetivo é capacitar cerca de 1.000 agentes da Defesa Civil e da Assistência Social para atuarem em situações públicas de desastres. Nesta capacitação, participaram cerca de 80 servidores dos 39 municípios da região.

Este é o segundo curso realizado pelo Estado de prevenção e proteção social para situações públicas de calamidades e de emergências, com a participação da Assistência Social, desta vez, voltado para o Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira e Litoral Norte.

Para isso, o Governo vai promover a integração e a capacitação dos agentes de proteção e Defesa Civil e técnicos da Assistência Social de 39 municípios da região. A finalidade é prepará-los para trabalharem de forma conjunta quando houver algum tipo de ocorrência, como também na remoção de moradores de área de risco, que foram atingidos por desastres provocados pelas fortes chuvas, inundação, alagamentos, pelo frio intenso, acidentes químicos, queimadas, por exemplo, inclusive desenvolvendo ações de assistência humanitária.

Linhas de atuação:

 1) prevenção às situações de calamidades e emergências, tais como: instituição de planos municipais de contingência, remoção das pessoas das áreas de risco, capacitação permanente dos agentes, ações educativas, construção de rede de voluntários;

2) atuação em emergência com postos de cadastramento, acolhimento emergencial, encaminhamento à rede de saúde (quando houver necessidade), distribuição de kits de limpeza; kits dormitório (colchões, cobertores e lençóis) kit higiene pessoal, água potável e roupas.

3) Pós-emergência com encaminhamento para atendimento psicossocial; concessão de benefícios eventuais, eventual contratação emergencial de profissionais para atuarem nas calamidades.

Segue abaixo o calendário dos próximos cursos de capacitação ministrado para os agentes de proteção e Defesa Civil e para os técnicos da Assistência Social dos municípios paulistas: 

  • 29/08/2019 - Região Administrativa da Baixada Santista e Vale do Ribeira (24 municípios)
  • 03/09/2019 - Região Administrativa de Campinas
  • (43 municípios)
  • 05/09 - Região Administrativa de Itapeva e Avaré (34 municípios)
  • 10/09/2019 - Região Administrativa de Sorocaba e Botucatu
  • (44 municípios)
  • 17/09 - Mogiana e Piracicabana (47 municípios) 

A Secretaria de Desenvolvimento Social tem por finalidade fortalecer a política de Assistência Social no Estado de São Paulo em parceria com os municípios e as organizações sociais.

anuncio