Sabesp pede que moradores economizem água em Taubaté e Tremembé

Companhia trabalha para solucionar problemas técnicos na captação de água no Rio Una


A captação de água para abastecimento dos municípios de Taubaté e Tremembé está comprometida nesta quarta-feira (27), conforme comunicado da Sabesp. Problemas operacionais no sistema de captação de água no Rio Una mobilizam equipes que trabalham para a recuperação do serviço.

De acordo com a companhia, a paralisação do sistema representa 30% do volume utilizado em Taubaté e Tremembé,o que poderá ocorrer intermitência no abastecimento dos dois municípios. A recuperação dos equipamentos e o abastecimento deverá estar regularizado até sexta-feira (29), garante a Sabesp.

No retorno do abastecimento, em decorrências da movimentação e pressão da água, pode ocorrer alteração em relação a cor da água em alguns pontos. Por esse motivo, a Sabesp pede que os moradores de Taubaté e Tremembé evitem o desperdício e usem com muito controle a água armazenada nas caixas-d'água.

A captação do Rio Paraíba do Sul opera normalmente.

Emergência - Casos de emergência e pedidos de serviços podem ser solicitados junto à Central de Atendimento pelo número 0800 0550 195, que atende 24 horas, com prioridade para creches, hospitais, asilos e demais entidades dessa natureza. A ligação é gratuita.

Confira algumas dicas de economia:

Tome banhos mais curtos;
Deixe a torneira fechada enquanto escova os dentes ou faz a barba;
Deixe para lavar o carro em outra data - e evite usar a mangueira, prefira um balde com água;
Lave a calçada ou o quintal em outro dia e lembre-se de usar uma vassoura e um balde com água, não a mangueira;
Dê preferência para lavar a roupa e a louça em outro dia ou use as máquinas de lavar roupa e de lavar louça apenas quando elas estiverem na capacidade máxima;
Antes de lavar a louça, retire o excesso de comida com a esponja; deixe a torneira fechada ao ensaboar.