Região de Jacareí passa a ser contemplada em projeto de recuperação de bacias hidrográficas

O Projeto Bacias é uma das principais iniciativas de sustentabilidade da cervejaria e tem como foco a recuperação da vegetação no entorno das bacias hidrográficas


A Cervejaria Ambev, em parceria com a ONG The Nature Conservancy (TNC), anuncia a expansão do Projeto Bacias para Jacareí (SP). Com foco na conservação e recuperação do solo e das florestas no entorno de importantes bacias hidrográficas, a iniciativa estabelece parcerias com o município, ONGs, agricultores e produtores rurais para manter a boa qualidade e disponibilidade da água nesses locais.

"Pouca gente sabe, mas quando o assunto é qualidade e distribuição de água, o ecossistema em torno das bacias hidrográficas é tão importante quanto as bacias em si", afirma Filipe Barolo, gerente de sustentabilidade da Cervejaria Ambev. "O Projeto Bacias é uma das formas que encontramos para ajudar na preservação de um recurso que, para nós, sempre foi prioridade: a água. Vimos que a iniciativa foi bem-sucedida nas cidades em que já atuamos e, por isso, decidimos expandir também para Jacareí", continua o executivo.

O município de Jacareí está inserido na Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul e, desde janeiro de 2019, tem sido foco de estudos para avaliar as necessidades ambientais da região. O Projeto Bacias está dividido em diversas etapas, entre o diagnóstico da área a ser recuperada, um mapeamento dos atores-chave e a alavancagem de recursos financeiros. São diversas ferramentas utilizadas para promover a conservação da mata, que abrangem desde ações educativas, até incentivos econômicos por meio de Pagamentos por Serviços Ambientais (PSA).

"São muitas pessoas envolvidas no projeto, desde nossos parceiros da TNC, passando pela comunidade local e os técnicos que nos ajudam com as ferramentas de conservação. É um trabalho amplo, mas muito gratificante, porque reforça uma crença muito forte que temos na Cervejaria Ambev: de unir as pessoas por um mundo melhor", conclui Barolo.

"A bacia do rio Paraíba do Sul é estratégica para o País e, também, para a TNC. Além de toda a história e aspectos culturais que a envolvem, a bacia contribui de forma fundamental para o abastecimento das Regiões Metropolitanas do Rio de Janeiro e São Paulo. O Vale do Paraíba e o município de Jacareí também têm um papel muito relevante na região, porque fomentam atividades econômicas e geram emprego. Para a manutenção e melhoria desse processo é preciso ampliar a segurança hídrica nos mananciais. É isso que queremos consolidar com esta parceria, que está inserida numa plataforma coletiva de ação. Nela, governos, sociedade civil e a iniciativa privada caminham juntos para alcançar um objetivo comum", afirma Samuel Barrêto, gerente nacional de água da TNC.

Além de Jacareí, o Projeto Bacias está presente em Jaguariúna (SP), Jundiaí (SP) e Guandu (RJ), em parceria com a TNC. Além disso, em Sete Lagoas (MG), a Cervejaria implantou um projeto junto com a ONG World Wide Fund (WWF). Entre 2016 e 2018, a iniciativa somou mais de 7,5 mil hectares de vegetação conservada.

anuncio