Programa Minha Chance tem 1.880 vagas para cursos gratuitos de qualificação profissional

Oferecido pelo Governo de São Paulo, programa encaminha aluno diretamente para o processo seletivo das empresas parceiras, aumentando sua chance de ser empregado


A Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Governo do Estado de São Paulo está com 1.880 vagas abertas para cursos gratuitos de qualificação profissional. As oportunidades são oferecidas pelo programa Minha Chance.

Os cursos foram abertos por meio de parceria do governo paulista com empresas privadas como Grow, Bracell e Alupar, que enfrentam dificuldades na hora de contratar profissionais capacitados. Por isso, o objetivo do programa é qualificar os alunos para que eles se posicionem bem no mercado de trabalho e possam atender às necessidades das empresas. Os cursos têm previsão de início no dia 3 de fevereiro.

Minha Chance - O objetivo da iniciativa é otimizar a oferta de vagas em cursos de qualificação profissional por meio dos programas da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico e do Centro Paula Souza de acordo com as demandas das empresas e do mercado de trabalho. O empregador tem a vantagem de direcionar suas vagas a profissionais com boa qualificação e o trabalhador faz o curso com a perspectiva de conseguir um emprego após se formar.

As empresas cadastram suas vagas na plataforma do portal e declaram suas necessidades de mão de obra qualificada no período de 2 a 6 meses. Com as informações, a Secretaria avalia a possibilidade de formação na região indicada e com o conteúdo proposto, levando em conta o potencial de absorção da mão de obra pelas empresas da região.

"Temos compromisso enorme com as empresas que nos demandaram e, ao mesmo tempo, o desafio de oferecer qualificação profissional aos alunos e dar a eles oportunidade real de contratação", comentou a secretária de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, Patricia Ellen. Ela enfatiza que o Minha Chance é a forma mais concreta de atuar diretamente na geração de emprego e renda.

O grande diferencial do programa Minha Chance é que, ao final das aulas, com o certificado já em mãos, o aluno é encaminhado diretamente para o processo seletivo das empresas parceiras, aumentando sua chance de ser empregado.

Curso de Mecânica de Patinetes Elétricas

A segunda turmado curso deMecânica de Patinetes Elétricas, realizado em parceria com a GrowMobility Inc., empresa que opera as patinetes elétricas e bicicletas das marcas Yellow e Grin, começa no próximo dia 3 de fevereiro.Serão 100 horas de aulas, distribuídas em 20 dias e ministradas por professores de Etecs e mecânicos da própria Grow.Em dezembro, a primeira turma do curso foi concluída.

As inscrições poderão ser realizadas até o dia23 de janeiro no site www.viarapida.sp.gov.br.