Prefeitura de Taubaté adota Sistema de Informações Geográficas

Por meio do mapeamento e imagens, os técnicos da prefeitura terão conhecimento de todo o município e suas ocupações urbanas no contexto ambiental


A Prefeitura de Taubaté promoveu, entre os dias 22 e 26 de julho, treinamento para os funcionários da Secretaria de Planejamento e da Divisão de Cadastro Fiscal da Secretaria de Finanças para implantação do Sistema de Informações Geográficas (SIG).

Foram formadas quatro turmas com a participação de 40 servidores, que receberam informações básicas sobre o tema. O treinamento auxilia no processo de divulgação do trabalho de geoprocessamento no município. Posteriormente, será ministrado um treinamento avançado aos servidores que serão designados à tarefa de atualização contínua do SIG.

O geoprocessamento vai permitir  a regularização de áreas construídas com o objetivo de otimizar a arrecadação tributária, bem como o mapeamento da cidade para fins de apoio às atividades do  planejamento urbano. O sistema envolve a aerofotogrametria,  base cartográfica e o mapeamento veicular multidirecional.

O  SIG vai armazenar as informações de mapeamento e dados do cadastro imobiliário que serão disponibilizados  conforme solicitação do usuário. Ainda, terá acesso ao visualizador de imagens do tipo JPEG, bem como às fotos dos documentos que estão sendo geradas no setor de cadastro.

Por meio do mapeamento e imagens, os técnicos da prefeitura terão conhecimento de todo o município e suas ocupações urbanas no contexto ambiental, assim como nas áreas de cultivo. O sistema permite também o acesso rápido às informações sempre associadas à sua localização territorial. Com o  retorno rápido das  informações solicitadas,  haverá um ganho de produtividade nas atividades rotineiras dos funcionários, reduzindo o tempo de espera das demandas dos contribuintes.

Além disso, como o sistema estará gerando um mapeamento em que registram os lotes e construções, ocorrerá uma atualização e regularização das áreas tributáveis. 

No momento,  o sistema  trabalha com dados exportados da Conam (Consultoria  em Administração Municipal). Ele será atualizado assim que estiver operando. Quanto ao trabalho  de geoprocessamento, já estão em fase de processamento os vídeos de ruas para gerar fotos de fachada e posterior classificação; concomitantemente estão sendo desenhadas as construções para fins de área tributável. Outra fase a ser concluída é o posicionamento dos BCs (Boletim Cadastral) no mapa contido no sistema.

728x90