Prefeitura de São José define contrato para obras do Arco da Inovação

No trecho onde a ponte será construída, circulam diariamente 18 linhas de ônibus e 60 mil trabalhadores


A Prefeitura de São José dos Campos assinou nesta terça-feira (26) o contrato para as obras do Arco da Inovação, ponte estaiada para desafogar o trânsito no principal ponto de congestionamento da cidade.

A solução viária, entre as avenidas São João e Jorge Zarur, será financiada pelo BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) por R$ 48,5 milhões. A Queiroz Galvão é a responsável pela construção da ponte.

A previsão de entrega é de 14 meses a partir do início da construção. O investimento, viabilizado com recursos do BID, só poderia ser usado em grandes obras de infraestrutura urbana e foi possível graças à economia em outras licitações.

No trecho onde a ponte será construída, circulam diariamente 18 linhas de ônibus e 60 mil trabalhadores em 1.246 viagens.

O Arco da Inovação foi projetado pelo engenheiro Catão Francisco Ribeiro, considerado o ‘pai das pontes estaiadas’.

Premiado internacionalmente por seus cálculos em curva, também foi o responsável pela ponte Octávio Frias de Oliveira, na cidade de São Paulo.

Em São José, Catão deixa novamente a sua marca. O Arco da Inovação será única ponte do Brasil em arco e curva.

O projeto prevê que, sob a ponte na rotatória do Colinas, sejam construídos dois viadutos (superior e inferior), que servirão de ligação entre as avenidas Jorge Zarur (sentido bairro) e Cassiano Ricardo. Esses acessos ficarão em formato de “x”.

O viaduto inferior terá 267 metros de comprimento e o superior, 349 metros. O mastro central terá 100 metros de altura.