Prefeito Marcus Soliva cumpre promessa de campanha e inaugura COI em Guaratinguetá

O sistema de videomonitoramento é composto por 40 câmeras distribuídas pela cidade


O COI está localizado na sede da Secretaria de Segurança e Mobilidade, na Av. Juscelino Kubitschek de Oliveira, nº 793, Campo do Galvão.O COI está localizado na sede da Secretaria de Segurança e Mobilidade, na Av. Juscelino Kubitschek de Oliveira, nº 793, Campo do Galvão. (Foto : João Velasco/AgoraVale)

A prefeitura de Guaratinguetá inaugurou nesta sexta-feira (1) o COI (Centro de Operações Integradas), uma das promessas de campanha do prefeito Marcus Soliva (PSB) eleito em 2016. A gestão tem se preocupado bastante com as questões de segurança pública, uma vez que os índices de homicídios tem sido destaque na região.

São 40 câmeras de monitoramento, instaladas em locais estratégicos, abrangendo 21 bairros do município. O sistema trabalha interligado com as polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e Serviço de Trânsito. O objetivo é prevenir a criminalidade, identificando crimes, ocorrências e comunicando as instituições em tempo real.

Na inauguração realizada na sede do COI, o prefeito falou sobre a necessidade de investimento em segurança pública por parte do Estado que vem diminuindo o contingente de policiais e demonstrou sua expectativa para que o governo de Doria dê mais atenção à RM Vale.

O delegado seccional, Márcio Ramalho, destacou a importância das imagens para o trabalho da Polícia Civil nos inquéritos instaurados e pontuou que os municípios devem "caminhar lado a lado com a tecnologia". Lembrando que no período de testes do sistema, o COI registrou imagens de acidentes que já poderão ser utilizadas para investigação.

As imagens do COI podem ser solicitadas por munícipes que se envolverem em alguma situação a partir da apresentação de cópia de um boletim de ocorrência registrado na Polícia Civil.

O Centro de Operações Integradas representa um investimento de 80 mil reais mensais para os cofres públicos do município. O COI está localizado na sede da Secretaria de Segurança e Mobilidade, na Av. Juscelino Kubitschek de Oliveira, nº 793, Campo do Galvão.

Multas - Às vésperas da inauguração oficial do COI circulou pela internet um caso de um munícipe que teria recebido oito multas devido ao sistema. Sobre este fato, o secretário de segurança pública e mobilidade de Guaratinguetá, major Marco Antônio de Oliveira, informou que a informação é inverídica, pois todas as multas foram registradas através de um agente de trânsito no local e não por videomonitoramento. "A questão de multas é secundária, o principal foco é a segurança pública", completou Oliveira.

Criminalidade - O coronel da Polícia Militar, Lourival da Silva Júnior, Comandante do Policiamento do Interior 1 (CPI-1), comentou sobre os índices de criminalidade que diminuíram na região e informou que a PM está trabalhando e buscando estratégias para reduzir os crimes que aumentaram.