Polícias reforçam esquema de segurança na 64ª Festa do Peão Boiadeiro de Barretos

Diversas unidades da PM estão mobilizadas durante os 11 dias de festejos. Polícia Civil irá disponibiliza notebooks e totens para registro de ocorrências no local


As Polícias Civil e Militar integram uma operação, entre os dias 15 e 25 de agosto, voltada para garantir a segurança de cerca de um milhão de pessoas, aguardadas no município de Barretos, nesta 64ª edição da Festa do Peão Boiadeiro.

Considerado o maior evento do segmento em toda a América Latina, o encontro conta com equipes atuando tanto no policiamento ostensivo quanto no preventivo, com o intuito de garantir o bem-estar de moradores e turistas.

O 33º BPM/I (Batalhão de Polícia Militar do Interior), responsável pelo comando de segurança na região, conta com o apoio de outras unidades, tanto da região quanto da capital. A ação integrada conta com a mobilização das viaturas do Rádio Patrulhamento, equipes da Força Tática e dos Batalhões dos municípios de Ribeirão Preto, Araraquara, Franca, São Carlos e Sertãozinho.

O Comando Aéreo também apoia o efetivo por intermédio do helicóptero Águia, que realiza policiamento aéreo em apoio às viaturas terrestres.

Também integra a ação de segurança o Comando de Policiamento de Trânsito da Capital, que atua na fiscalização com bafômetro em ruas e avenidas de Barretos, por intermédio da Operação Direção Segura.

Boletins de ocorrência eletrônicos

Ao longo do evento a Polícia Civil está presente dentro do Parque do Peão, onde disponibilizando aos cidadãos notebooks e totens para que seja possível registrar boletins de ocorrência eletrônicos no próprio local. 

Para auxiliar a população, policiais civis estão à disposição para ajudar no registro destas ocorrências de menor complexidade. Além disso, há reforço nos plantões das delegacias na região.

Festa do peão

A grandeza da Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos é conhecida em todo o mundo e vai muito além do entretenimento e das mais importantes disputas de rodeio do País. São mais de 10 mil empregos diretos e indiretos gerados para poder fazer funcionar a engrenagem do encontro. Estão programados mais de 100 shows com os principais nomes do universo sertanejo.

A cidade de Barretos tem aproximadamente 120 mil habitantes e recebe quase um milhão de visitantes durante a festa. O resultado é um aquecimento na economia local que gira em torno dos R$ 200 milhões. Rede hoteleira, postos de combustíveis e estabelecimentos de alimentação estão entre os principais setores beneficiados pelo turismo no local.