Pindamonhangaba inicia forte fiscalização a veículos com carga pesada

A multa de trânsito de natureza média com valor R$ 130,16 e 4 pontos na CNH já começou a ser aplicada


Começou na tarde desta terça-feira (28) a fiscalização de transportes de cargas pesadas em Pindamonhangaba, por meio da implantação do Sistema de Controle e Gestão dos Transportes de Cargas, regulamentado pelo Decreto nº 5635/2019.

A Secretaria de Segurança Pública, em parceria com o Departamento de Tecnologia da Informação, lançou um aplicativo disponível para download na Play Store, em que o motorista deve informar sobre o tráfego do veículo no perímetro da cidade. Não há custo para o cadastro.

José Sodário Viana, secretário de Segurança Pública, esteve acompanhando de perto a primeira fiscalização e explicou sobre seu funcionamento: "Quando o motorista precisa ingressar na zona de restrição, que hoje, pelo decreto, compreende todo o perímetro urbano de Pindamonhangaba, ele precisa obter a autorização especial de trânsito de carga".

Entretanto, a autorização é válida apenas para o deslocamento de destino informado, não é permanente. "Cada vez que ele for trafegar nessa área de restrição, o motorista necessita comunicar", completou Sodário. A orientação é válida para todos os caminhões, mesmo os que forem emplacados no município. Empresas com sede ou que prestam serviço em Pindamonhangaba deverão apresentar sua documentação para obter a autorização ao período correspondente.

A partir da data de hoje (28) as fiscalizações serão frequentes na região de forma presencial, com ou sem abordagem. Neste tipo de infração não é necessária a imobilização do veículo. As imagens gravadas pelas câmeras de videomonitoramento do COI (Centro de Operações Integradas) também serão utilizadas para fiscalização. A multa de trânsito de natureza média com valor R$ 130,16 e 4 pontos na CNH começou a ser aplicada para aqueles motoristas de caminhões ou carretas que não estiverem regularizados com a cidade através do aplicativo.

A iniciativa visa melhorar a segurança nas vias de trânsito rápido, prevenir danos na malha asfáltica e aumentar a fluidez do trânsito.

Clique para saber mais.