Paraibuna comemora 352 anos nesta semana e dá início às comemorações


No último dia 13 de junho, Paraibuna celerou seus 352 anos de muita tradição e história. O Centro da cidade já está recebendo os moradores e visitantes, que marcarão presença para prestigiar a festa.

O evento é realizado pela Prefeitura de Paraibuna, por meio da Diretoria Municipal de Turismo, em parceria com a Fundação Cultural “Benedicto Siqueira e Silva”, e o Conselho Municipal de Turismo (COMTUR), com o apoio da Associação Comercial e Empresarial de Paraibuna (ACEP), Polícia Militar e Polícia Civil, e da Rádio Paraibuna FM 105.9. A Banda de Música da Polícia Militar de São José dos Campos se apresentará no dia 17, às 13h, na Praça da Matriz.

Outro atrativo especialmente dedicado às crianças é a tradicional “Fazendinha do Zé Vilhena”, que oferece passeios gratuitos em charrete e exposição de animais, no Bosque Municipal, Centro da cidade.

Nos seis dias de festa, de 12 a 17 de junho, os participantes apreciarão shows gratuitos de música sertaneja e violeiros, além de degustarem os quitutes da gastronomia paraibunense, como o saboroso café caipira, e visitar barracas de expositores, como a do artesanato da cidade, dentre outros atrativos da Feira de Turismo de Paraibuna – uma referência turística regional, que atrai todos os anos profissionais da imprensa regional para fazer a cobertura do evento.

A Feira de Turismo – vale destacar – conquistou maior visibilidade ao ser incluída no Calendário Turístico do Estado de São Paulo, desde novembro de 2016, atraindo um número cada vez maior de turistas à cidade.

21ª Feira de Turismo “José Benedicto Vilhena”

Criada em 1997, a Feira de Turismo “José Benedicto Vilhena” – comemora, em 2018, 21 anos de existência. Durante esses anos, o evento atraiu milhares de moradores e turistas para conhecer os atrativos turísticos, culturais e gastronômicas de Paraibuna.

A Feitur transformou-se numa referência turística regional e sempre é tema de reportagens de emissores de TV da região. O evento tem contribuído para divulgar os produtos típicos do município e a movimentar a economia da cidade, ainda mais agora com a inclusão da Feira de Turismo de Paraibuna no Calendário Turístico do Estado de São Paulo – por meio do Projeto de Lei Nº 16.316, de 07 de novembro de 2016 – que tem ajudado a divulgar o que o município tem de melhor, servindo como incentivo para atrair mais turistas à cidade.

Quem visitar a Feira de Turismo, de 12 a 17 de junho, poderá degustar uma variedade de quitutes produzidos em Paraibuna, dentre os quais: café caipira, doces, bananinha, mel, dentre outras delícias.

Durante o dia, os visitantes podem conferir a fabricação da rapadura, a paçoca feita no “pilão”, a torrefação do café e o preparo de pratos tradicionais, como o “Afogado”, além de conhecer um pouco dos antigos costumes e da cultura caipira.

Mas, não é apenas a Feitur que encanta os visitantes; a “Fazendinha do Zé Vilhena” também é outro evento muito aguardado, principalmente pelas crianças, que se divertem bastante com o passeio em charrete e a exposição de animais.

Mais informações da festa dos 352 anos de Paraibuna, Feitur e “Fazendinha do Zé Vilhena”, no facebook (Prefeitura de Paraibuna), ou pelo telefone: (12) 3974-2030.