Mercadão de Jacareí será revitalizado e ganhará a 'Casa do Artesão'

A próxima etapa será dar início ao processo de licitação do serviço


Jacareí terá uma grande novidade: o tradicional Mercado Municipal (Mercadão) será totalmente revitalizado e modernizado. Além de ser o grande referencial de comércio do município, o local é um tradicional ponto de turismo e cultura. Por este motivo as obras também contemplam a construção da 'Casa do Artesão', que terá suas atividades coordenadas pela Fundação Cultural de Jacarehy.

No começo deste mês, a prefeitura deu o primeiro passo para dar início às obras. Foi assinado o contrato do MIT (Município de Interesse Turístico), que garantiu o repasse de R$ 594 mil para o serviço. O montante será adicionado a recursos da prefeitura, que estima um investimento de quase R$ 1,1 milhão para a conclusão da obra.

A próxima etapa será dar início ao processo de licitação do serviço. Com o anúncio da empresa vencedora, estima-se um prazo de nove meses para a conclusão da revitalização e modernização do Mercado Municipal.

Entre as diversas melhorias que serão realizadas no processo de reforma do prédio destaca-se a reconstrução da calçada, que é alvo de reclamações dos munícipes por ter um piso escorregadio. Também será feita a impermeabilização da laje, instalação de exaustores eólicos e nova iluminação, entre diversas outras ações.

De acordo com o prefeito Izaias Santana, o intuito da obra é ter um Mercado Municipal focado na boa gastronomia e nos produtores locais e, ainda, que seja um grande atrativo turístico e cultural para a população.

O 'Mercadão' - A história do Mercado Municipal de Jacareí confunde-se com a da própria cidade. O primeiro prédio foi construído em 1876, com paredes de taipa. As obras foram totalmente concluídas em 1906.

A primeira grande reforma ocorreu na década de 1920, quando a fachada ganhou revestimento de tijolos aparentes. O prédio antigo, no entanto, não sobreviveria aos tempos modernos. Em 1959, foi demolido para dar lugar à atual construção, que foi aberta ao público em 1962.

Atualmente, o Mercadão conta com 120 boxes, distribuídos em 12 "ruas". É possível encontrar uma grande variedade de mercadorias, que vão desde hortifrutigranjeiros, flores, peixes, carnes, artigos religiosos, cereais, ervas, bijuterias, artesanato e eletroeletrônicos.