Mais de 200 mil veículos utilizaram as Travessias Litorâneas durante os feriados prolongados

Mesmo com interferência de fatores climáticos no litoral paulista, tempos de embarque se mantiveram dentro do padrão na maior parte do período


O balanço final da Operação Proclamação da República e Consciência Negra 2018 foi positivo nas seis travessias de veículos administradas pela DERSA - Desenvolvimento Rodoviário S/A em todo o Estado. O esquema especial teve início em 14/11 e terminou ontem, 20/11, com resultado de 203.280 veículos transportados e 7.619 viagens realizadas. Equipes mecânicas estiveram de plantão 24 horas por dia e não foram registrados problemas técnicos significativos que pudessem prejudicar a capacidade operacional dos serviços.

Travessia Santos/Guarujá

Na Travessia Santos/Guarujá, a maior em volume transportado, foram 144.505 veículos em 3.949 viagens.

O maior tempo para embarque foi registrado na noite de segunda-feira (19/11) em razão do excesso de veículos do lado do Guarujá, causado pela grande demanda de usuários que optaram pela travessia de balsas para retornar das praias, já que a Rodovia Cônego Domênico Rangoni, que seria a outra opção, estava congestionada. Outros fatores que causaram lentidão na operação dos ferryboats foram a força e a altura da maré, que dificultaram as manobras das embarcações. Neste dia, especificamente, eram esperados 17.677 veículos, e foram transportados 20.183, ou seja, um volume 14% superior ao previsto.

Travessia São Sebastião/Ilhabela

Na Travessia São Sebastião/Ilhabela, a segunda mais movimentada do Estado, sete embarcações estiveram à disposição, incluindo os recentes reforços da FB-28 e FB-10, que retornaram de reformas. Foram transportados 37.971 veículos no total e realizadas 1.420 viagens.

O tempo máximo para embarque foi de 240 minutos em Ilhabela, registrado apenas na segunda-feira (19/11), dia em que muitos usuários decidiram antecipar o retorno, causando excesso de veículos na saída da ilha.  Mesmo com a capacidade máxima do sistema em operação, os fortes ventos e a força de maré atrapalharam as viagens, que foram realizadas de forma mais lenta. Não houve interrupção do serviço em nenhum momento e o tempo para embarque do lado de São Sebastião se manteve normal.

Resultados nas demais travessias

Travessia Guarujá/Bertioga - 8.967 veículos e 750 viagens.

Travessia Iguape/Juréia- 6.586 veículos e 757 viagens.

Travessia Cananéia/Continente - 2.324 veículos e 335 viagens.

Travessia Cananéia/Ilha Comprida - 2.927 veículos e 408 viagens.