Gestão de vales-transporte auxilia a reduzir custos para as empresas


Em tempos de crise, estratégias para economizar sem perder a qualidade dos serviços e manter os funcionários têm sido um desafio para muitas empresas. Saber aliar os interesses corporativos com o de seus funcionários garante a satisfação das equipes e, consequentemente, a produtividade. Mas como conseguir esse resultado?

O corte de benefícios pode gerar um efeito extremamente negativo e, em consequência, a piora do clima organizacional poderá impactar a produtividade das equipes.          

Investindo em gestão inteligente

Para potencializar a gestão e reduzir custos, o mercado disponibiliza soluções para otimizar os recursos corporativos. Alguns serviços propiciam o ajuste de gastos na área de transporte, por exemplo. É o caso da RB Serviços, que possui uma ferramenta que  permite o acompanhamento dos créditos nos cartões de Vale Transporte fornecidos pela empresa. Se o funcionário ainda possuir alguma quantia no cartão advinda de dias não trabalhados, a companhia pode  apenas fazer um complemento que o empregado precisará para fazer seu trajeto de trabalho durante o mês corrente.

A ferramenta da RB Serviços permite realizar uma gestão inteligente de custos com vale-transporte, pois  analisa o perfil de uso do benefício dos funcionários e mostra à empresa o valor real  que o empregado necessita para o trajeto diário. Com isso, tem-se  uma economia de até 35%, já que a quantia que sobrar no cartão de passagem ao final de um mês será reaproveitada na recarga do mês seguinte e abatida dos gastos da organização.

O sistema de gestão de transportes é respaldado pelo decreto 95.247. de 17.11.1987 que especifica que o empregador é obrigado a pagar o vale-transporte necessário ao deslocamento do funcionário vedando a acumulação de créditos do benefício por parte do servidor.

Outro ponto positivo da gestão inteligente é que ela coíbe possíveis fraudes no vale-transporte. Alguns casos de funcionários que indicam endereços falsos para obter valores mais altos em seu cartão de transporte ou até mesmo aqueles que se mudam e não atualizam  o novo endereço junto à empresa são detectados rapidamente com o programa.