Defesa Civil de Taubaté inicia campanha educativa contra queimadas

As ações acontecem, durante a semana, nas escolas da rede municipal de ensino e no sábado na Praça Dom Epaminondas, na região central.


A Defesa Civil de Taubaté inicia na próxima quinta-feira, dia 19 de julho, uma campanha educativa contra queimadas. As ações acontecem, durante a semana, nas escolas da rede municipal de ensino e no sábado na Praça Dom Epaminondas, na região central.

A campanha se justifica pelas condições climáticas propícias do período de estiagem, que vai de 1º de maio a 31 de setembro, para as ocorrências de queimadas. Em 2017, das 226 ocorrências registradas pela Defesa Civil, no período de maio a setembro, 82 foram relacionadas a focos de incêndio em mato. Sendo que durante todo o ano passado esse tipo de situação foi computada 108 vezes pelo órgão. Já em 2018, considerando somente os meses de maio, junho e julho, das 107 ocorrências registradas 56 são de queimadas.

Os agentes da Defesa Civil estarão na quinta-feira (19), na EMEI Sebastião Gonçalves Leite, no bairro Chácaras Reunidas e na sexta-feira (20) na EMEI Nair Mouassab, no Jardim Gurilândia. As unidades escolares escolhidas se situam em bairros com grande incidência no número de queimadas.  As ações de cunho educativo e de conscientização realizadas em ambiente escolar buscam fazer com que as crianças compartilhem o aprendizado em casa e com isso multipliquem as informações. As atividades consistem em orientações, distribuição de cartilhas, manuais e gibis com orientações sobre “Operação Corta Fogo”, manual de “como proceder nas emergências do inverno”, “como agir no período de estiagem”, entre outros temas.

Na Praça Dom Epaminondas as atividades acontecem das 9h às 14h em dois sábados consecutivos, dias 21 e 28 de julho, com a montagem de uma tenda e a presença do mascote Borbinha.