Cuidados com reformas e obras no final do ano evitam acidentes fatais

Uma das ocorrências mais perigosas e comuns durante as reformas é quando há o contato de ferragens ou ferramentas com a rede de energia


No final de ano, famílias aproveitam a primeira parcela do 13º salário para reformar seus imóveis ou realizar pequenas obras. Mas, segundo a Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee), em 2017, a construção civil ou manutenção predial registrou o maior índice de acidentes com energia elétrica no país, com 73 casos fatais. Nos últimos nove anos (2009 a 2017) houve um total de 736 mortes em situações desse tipo.

Visando conscientizar a população e os profissionais da construção civil sobre os riscos com a rede de energia, a EDP, distribuidora de energia elétrica faz um alerta sobre os cuidados necessários para evitar acidentes. O reforço acompanha as ações da XII Semana Nacional de Segurança com Energia Elétrica.

Uma das ocorrências mais perigosas e comuns durante as reformas é quando há o contato de ferragens ou ferramentas com a rede de energia, principalmente se o profissional está em andaimes ou trabalhando nos andares superiores dos imóveis. Encostar na fiação, seja diretamente ou por meio de objetos, pode causar acidentes graves, como queimaduras e até mortes.

“Fazer serviços próximos à rede elétrica merece toda atenção e análise de riscos. Não se deve, sob nenhuma hipótese, realizar obras perto da fiação, já que uma simples manutenção no telhado ou pintura da fachada, se não realizada com segurança, pode se tornar um grande perigo”, alerta Marcio Jardim, gestor executivo de operação e serviços da EDP.

É fundamental consultar sempre um profissional capacitado ou a distribuidora para avaliar antecipadamente a distância entre o local de trabalho e os fios de energia.

Veja os principais motivos de acidentes na construção civil:

Encostar materiais de construção ou ferramentas na rede elétrica;
Construir próximo à rede, deixando o telhado sem a distância segura para os profissionais fazerem a manutenção;
Colocar andaimes perto da fiação;
Fazer ligações clandestinas ao construir ou ampliar imóveis;
Usar máquinas de grande porte, como tratores e retroescavadeiras, nos arredores da rede;
Instalar antenas no mesmo lado onde está a rede de energia;
Se apoiar nos fios ou na parte superior de postes.
Não tomar os devidos cuidados com a altura, para evitar quedas.

É importante frisar que, em caso de ocorrências que envolvam a rede elétrica, a Distribuidora deve ser contatada imediatamente pelos canais de atendimento: www.edponline.com.br

anuncio