Copa: Confira os horários de funcionamento de serviços e comércio nas cidades da região e principais capitais brasileiras


A seleção brasileira de futebol enfrenta hoje (27) a Sérvia no último jogo do Brasil pela primeira fase da Copa do Mundo. O jogo, que vai definir que equipes seguirão para as oitavas do mundial, começa às 15h e vai provocar mudanças nos horários de funcionamento de bancos e estabelecimentos comerciais. Confira o que abre e o que fecha em sua cidade e nas grandes capitais.  

São Paulo

Em São Paulo, o expediente do Poupatempo em todas as 72 unidades de atendimento nesta quarta-feira se encerrará às 12h, assim como as unidades do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP). Já as agências dos Correios ficarão abertas até as 14h.

Os hospitais, prontos-socorros, Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e AMA 24 horas funcionarão o dia todo sem interrupção.  As AMAs tradicionais abrem de segunda-feira a sábado, das 7h às 19h e vão funcionar normalmente. As AMA/UBS Integradas também funcionarão normalmente, das 7h às 19h.

As AMAs Especialidades, UBS Integrais e as unidades da Rede Hora Certa, assim como os Ambulatórios de Especialidades (AE) e unidades básicas de Saúde (UBS) terão expediente suspenso a partir das 13h.

Rio de Janeiro

Segundo a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Rio de Janeiro (Fecomércio RJ), a dispensa dos funcionários do comércio para assistir aos jogos do Brasil será mera liberalidade, porque os dias de jogos da seleção não são considerados feriados.

A concessionária Metrô Rio montou um esquema especial para atender os usuários. Antes do jogo, das 9h às 14h, a concessionária vai antecipar o atendimento de horário de pico, com toda a frota, para facilitar o acesso dos torcedores aos seus destinos. Nos demais horários, a concessionária vai manter o esquema de funcionamento dos trens de dia útil.

Os bondinhos de Santa Teresa vão funcionar em esquema especial. O horário de funcionamento será das 8 às 13 horas. O mesmo ocorrerá com os trens da SuperVia, que terão horário normal até as 11 horas. Após esse horário, os trens dos ramais de Deodoro, Japaeri, Belford Roxo e Santa Cruz vão funcionar com horários mais espaçados entre as partidas das composições.

Brasília

O expediente nos órgãos do governo do Distrito Federal (GDF) será encerrado às 13h. O horário especial será o mesmo dos órgãos do governo federal, que também manterá o funcionamento somente na parte da manhã.

Já o Tribunal de Justiça do DF terá expediente das 8h às 12h30. Os prazos judiciais iniciados ou encerrados amanhã ficam prorrogados para quinta-feira (28).

No comércio, conforme convenção coletiva acordada entre Sindicato dos Empregados do Comércio do DF (Sindicom) e o Sindicato do Comércio Varejista do DF (Sindivarejista), as lojas de shoppings e de rua vão ficar abertas até 14h30, dispensando seus empregados até 17h30. O funcionamento após este período será definido por cada estabelecimento.

O metrô de Brasília funcionará normalmente, em horário de pico, das 6 às 8h45, com 24 trens. No resto da manhã, 15 trens vão circular. No horário de almoço, das 12 às 14h30, serão 20 locomotivas e três reservas. Pela tarde, até 19h45, a operação terá 15 veículos em circulação, mas, a partir das 16h45, três ficarão disponíveis como reservas nos terminais.

Já os ônibus vão circular normalmente pela manhã, com reforço no horário de pico, das 12h30 às 14h30. Após esse horário, o serviço será ofertado de acordo com a demanda.

Os órgãos da prefeitura da cidade terão expediente das 8h às 13h, nesta quarta-feira e as escolas do município também funcionaram apenas no horário matutino.

Taubaté

O expediente na Prefeitura de Taubaté será das 8h às 14h. As secretarias de Obras, de Serviços Públicos, de Mobilidade Urbana, de Segurança Pública e o Departamento de Frota Patrimonial vão manter pessoal de plantão para o atendimento de emergências.

No transporte público, as vans do Tctau operam com os horários normais. Já os ônibus da ABC Transporte seguem com os horários normais até as 15h. Posteriormente será adotado o horário de sábado.

Escolas de Taubaté terão as aulas do período da tarde canceladas. As aulas no período da manhã estão mantidas.

A Secretaria de Saúde informa que as vacinas serão aplicadas nos postos no período da manhã, entre 8h e 10h30.

As seguintes unidades e serviços considerados essenciais serão mantidos:

- UPAs (Unidade de Pronto Atendimento) e Pronto-Socorro Infantil;

- Serviço de Verificação de Óbito

- Guarda Municipal;

- Serviço de Cemitério;

- Serviço Funerário Municipal;

- Serviço de Limpeza Urbana;

- Mercado Municipal;

- Centro de Controle de Migração;

- Abrigo Temporário (Casa Transitória).

Pindamonhangaba

A Prefeitura de Pindamonhangaba terá novo horário de funcionamento de departamentos e secretarias durante os jogos do Brasil na “Copa do Mundo” deste ano.

Nos dias em que os jogos forem realizados no período da manhã não haverá expediente. Entretanto, nos dias em que as partidas acontecerem durante a tarde como na próxima quarta-feira (27), o expediente será somente de manhã, até às 13h30.

Os serviços no Pronto-Socorro, Pronto Atendimento e SAMU continuarão funcionando normalmente. Já as unidades de saúde dos bairros seguirão a programação estabelecida pela portaria divulgada em janeiro, pela Prefeitura.

O prédio da Secretaria de Educação e seus funcionários também seguirão o mesmo cronograma de funcionamento, porém as atividades nas escolas dependem de cada unidade. As escolas que decidirem suspender aulas devido à Copa irão repor para que não prejudique o calendário de ano letivo.

São José dos Campos

A Prefeitura de São José dos Campos publicou decreto que regulamenta o expediente no serviço público municipal em dias de jogos da Seleção Brasileira na Copa do Mundo da Rússia. O torneio acontece entre 14 de junho e 15 de julho deste ano. Os atendimentos emergenciais serão mantidos durante as partidas. 

Quando o jogo começar às 9h, os servidores irão trabalhar das 12h30 às 18h30. Em dia de duelo às 15h, o expediente será das 8h às 14h. Já nos confrontos às 11h, o horário do funcionalismo vai das 14h às 18h30.

UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e UES (Unidade de Especialidades) abrirão as portas conforme os horários estabelecidos pelo decreto. Hospital de Clinicas Sul e Hospital Municipal, além de todas as unidades que mantêm atendimento 24h, funcionarão normalmente. O mesmo acontece com o transporte público.

A coleta de lixo comum e seletiva também será realizada em dias de jogo do Brasil.

As escolas da rede municipal seguirão cronograma próprio da Secretaria de Educação e Cidadania.

Lorena

Em Lorena, Paço Municipal e demais setores administrativos funcionarão para o público das 9h às 13h. As Unidades de Saúde estarão abertas das 7h às 13h.

Unidades escolares terão apenas aulas no período da manhã. No período da tarde não haverá aula, já os serviços municipais terão funcionamento das 7h às 13h.