Com pandemia, DER suspende atendimento presencial na sede, na capital, e no interior; app é alternativa

Em mais uma medida de combate ao coronavírus, Departamento recomenda uso do aplicativo DER Online e site, onde usuário pode resolver questões relacionadas a multas sem sair de casa


 
Diante da atual pandemia do coronavírus, o DER (Departamento de Estradas de Rodagem) vai suspender por 30 dias o funcionamento do APC (Atendimento ao Público Centralizado) a partir desta segunda-feira (23/3). Assim, está recomendando a utilização do aplicativo DER Online e os serviços eletrônicos disponíveis no site oficial como alternativa ao atendimento presencial nas unidades físicas do órgão. A suspensão pode ainda ser prorrogada.

Com o objetivo de evitar aglomerações, a medida está em consonância às orientações estabelecidas no Decreto 64.864/2020, e, às diretrizes do Governo de São Paulo, que criou um Centro de Contingência para monitorar e coordenar ações contra a propagação do novo Coronavírus.

Os serviços relacionados a multas aplicadas nas rodovias administradas pelo DER e/ou pela iniciativa privada serão prestados virtualmente pelo site oficial do Departamento, e pelo app DER Online.

O download gratuito do aplicativo pode ser realizado por smartphones com tecnologia Android por meio do Google Play Store, e os aparelhos iOS, no Apple Store.

O app permite ao usuário indicar o condutor da infração, consultar multas cometidas nas rodovias estaduais paulistas administradas pelo departamento e permitir a realização de defesa de autuação, sem sair de casa e em qualquer horário.

O uso da ferramenta vai evitar que o cidadão frequente locais aglomerados para resolver questões relacionadas a multas.

Desde agosto do ano passado, quando o app foi lançado pelo DER, foram feitos 91.910 downloads para Android e 28.300 para iOS.

Serviços disponíveis no DER Online
 
  • Defesa de Autuação
  • Penalidade de Advertência por Escrito
  • Indicação do Condutor

Consultas
 
  • Defesas / Recursos
  • Multas
  • Indicação de Condutor
  • Multas de embarcador
  • Multas de produtos perigosos
  • Recurso JARI

Outros serviços

Pelo app, o cidadão também poderá recorrer à PAE (Penalidade de advertência por escrito) quando a infração for de natureza leve e média. O PAE é um benefício ao qual motoristas podem recorrer, seguindo critérios estabelecidos pela legislação.

Caso o pedido seja deferido, a advertência não gera pontuação na habilitação do condutor, que também não terá de pagar o valor referente à multa.

A PAE só poderá ser solicitada se a infração cometida pelo motorista for a primeira em 12 meses e se ela caracterizar natureza de infração leve ou média.

Além disso, também é possível fazer a indicação de condutor

Site

Os condutores também poderão realizar os mesmos serviços acessando ao site do DER (www.der.sp.gov.br), por meio do botão "Multas e Recursos". Para prestar o melhor atendimento aos usuários das rodovias, o DER-SP disponibiliza também um número de telefone (11 3311-1718) e email (der-online@sp.gov.br) para orientações e dúvidas.

Todos os sistemas estarão reforçados, nas rodovias serão disponibilizados aos usuários 50 Painéis de Mensagem Variável (PMVs), fornecendo informações e mensagens educativas sobre o coronavírus.

Centro de contingência

O Governo de São Paulo criou um Centro de Contingência para monitorar e coordenar ações contra a propagação do novo coronavírus. Desde a semana passada, tem anunciado medidas que visam frear o avanço da doença.

Um guia de prevenção foi também lançado pelo Governo. Para acessá-lo, basta ir ao site saopaulo.sp.gov.br/coronavirus/.