COI de Guaratinguetá entra em operação ainda esse mês

Após atraso de três meses para a finalização das instalações, COI Entra em operação ainda em janeiro


O COI (Centro de operações integradas) de Guaratinguetá entrara em operação ainda este mês de janeiro. Anteriormente, a previsão para o inicio do funcionamento era para o mês de novembro.

De acordo com a Prefeitura de Guaratinguetá, a implantação das câmeras nos 40 pontos selecionados deve ser finalizada neste finde semana. Os sete operadores que devem atuar no serviço passam por treinamento para atender as especificações de monitoramento.

A prefeitura afirmou que o atraso no inicio da operação deveu-se à problemas inesperados.

O COI deve atuar nas principais avenidas e áreas centrais da cidade, em pontos definidos com base em dados de criminalidade. As 40 câmeras devem enviar imagens, em tempo real, para um centro de operações instalado na Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana.

O contrato, que vai custar cerca de R$ 80 mil mensalmente, ainda inclui a instalação de portais eletrônicos nos acessos a cidades vizinhas, para fiscalizar a entrada e saída de veículos. As informações devem ser captadas em convenio com o estado pelo sistema Detecta, que integra um banco de dados das políticas paulistas com registros de ocorrência.