Câmara de Taubaté inicia campanha contra notícias falsas

O objetivo é orientar sobre a viralização de informações mentirosas


A Câmara de Taubaté lançou em julho a campanha "Fuja do que é falso. Leia o que é fato", contra as notícias falsas que viralizam nas mídias sociais e deixam a população em dúvida sobre o que é verdade e o que é boato. As fake news, como são chamadas essas informações mentirosas, às vezes são iniciadas como uma sátira, outras vezes, são publicadas com intenção de prejudicar pessoas e instituições.

Seja como for, essas notícias falsas têm pautado a agenda pública. Um exemplo disso são as campanhas feitas pelo Ministério da Saúde para conscientizar sobre a importância da vacinação. Uma das peças publicitárias simulava uma entrevista sobre vacina, e os entrevistados se surpreendem ao saber, no final da conversa, que a entrevistadora não recebeu a vacina contra poliomielite quando criança e foi vítima de paralisia infantil (veja em https://youtu.be/mLTAqELhAwU).

De acordo com o Relatório da Segurança Digital no Brasil, do dfnd lab, laboratório de cibersegurança da PSafe (empresa que desenvolve aplicativos de segurança para celulares), mais de 4,8 milhões de notícias falsas foram detectadas somente nos meses de julho, agosto e setembro de 2018. No trimestre, o total de fake news foi 43% maior do que foi registrado no mesmo período em 2017.

Esse número provavelmente aumentou em outubro de 2018, às vésperas da eleição presidencial. Segundo o Google Trends, ferramenta que mensura a busca por uma determinada palavra ou expressão, o interesse pelo termo fake news no Brasil teve auge na semana de 7 a 13 de outubro de 2018.

Analistas avaliam que a educação digital é uma das formas para se combater a disseminação desses boatos. A reportagem "Educação é chave para combater fake news", publicada pelo site Época Negócios, mostra que a busca por informações em fontes primárias, como especialistas, e a seleção de dados são a base para descobrir se uma notícia é falsa ou não.

Uma forma de se chegar à fonte primária é consultar documentos provenientes de órgãos oficiais. Nesta perspectiva, a Câmara de Taubaté tem trabalhado muito para oferecer ao cidadão todos os recursos possíveis para estudo, análise e interpretação do que acontece no município.

No site da Câmara o cidadão encontra a legislação municipal, o processo legislativo (que abrange os projetos que estão ou estiveram em trâmite na Casa), o Portal Transparência, com informações relacionadas à administração e gerenciamento do Poder Legislativo, além de informações sobre sessões e eventos realizados ao longo do ano.

Essa gama de informações é amplificada com a publicação do Boletim Legislativo e a TV Câmara Taubaté, que podem ser acessados em diversas plataformas, e as mídias sociais mantidas pela Câmara, recursos que funcionam de forma responsiva e estão ao alcance de grande parte da população por meio de smartphonestabletsnotebooks e computadores.

Fuja do que é falso. Quando se deparar com uma notícia e ficar com dúvida sobre a procedência ou veracidade, acesse a fonte primária de informação nos canais oficiais da Câmara de Taubaté e confronte essas informações. A educação digital começa no momento em que você não passa adiante uma informação que não é verdade. Leia o que é fato.