Acelera Taubaté chega a 45 quilômetros de vias recapeadas

Até o momento já foram executados serviços de recapeamento em 157 ruas


O programa Acelera Taubaté chega ao final de julho com mais de 45 quilômetros de ruas recapeadas, obras de ampliação do sistema viário, recomposição de trechos danificados e instalação de sistemas de drenagem e contenção de enchentes.

Em dezembro do ano passado as ordens de serviço para as empresas vencedoras das licitações começaram a ser emitidas. O financiamento internacional no valor de US$ 60 milhões para o Acelera Taubaté foi assinado em Brasília no dia 1º de dezembro. O contrato prevê a melhoria das condições de acesso ao transporte público e ao fluxo do tráfego urbano, por meio de infraestrutura viária, mobilidade urbana, segurança pública e conservação de áreas verdes.

Recapeamento - Até o momento já foram executados serviços de recapeamento em 157 ruas, totalizando 45.122,70 metros de extensão e 426.530,11 m² de área. Estão em andamento serviços de sinalização horizontal nas ruas recapeadas.

Barreiro - A ampliação do sistema viário do Barreiro segue em andamento, com serviços de drenagem, implantação de galerias de águas pluviais, substituição de guias e sarjetas, bocas de lobo e construção de calçadas no trecho inicial de 2,2km, compreendido entre a Avenida Dom Pedro I e a Avenida Euzira Tavares Matos.  Nos próximos dias serão iniciados os serviços de recuperação do pavimento.

Quiririm - No sistema viário Quiririm, foram concluídos os serviços de substituição de guias e sarjetas e construção de calçadas na avenida Cônego João Maria Raimundo da Silva. Os serviços de reparo de pavimento já foram iniciados e serão finalizados nos próximos dias com posterior sinalização da via e implantação da ciclofaixa na pista sentido Parque Aeroporto. Também já foram iniciados os serviços de substituição de guias e sarjetas e construção de calçadas no trecho compreendido entre a rotatória com a rua Edmundo Morewood e a rotatória da Alstom, além dos serviços de terraplanagem entre a rotatória da Alstom e avenida Padre Hugo Bertonazzi.

Recuperação  - Na avenida Timbó, as obras incluem a reconstrução de gabião entre as ruas Simão Botossi e Lajes, nos dois lados da via. Foi concluída a obra de um muro com 252 metros de extensão próximo à Avenida Francisco César Nascimento. O serviço de aterro está em fase de conclusão.

Também foram iniciados os serviços de limpeza da área e escavação para execução do muro de contenção no Jardim Santa Tereza.

Drenagem - O reforço no sistema de drenagem ocorre em quatro bairros. Na Chácara Ingrid e no São Gonçalo, as obras estão em fase de conclusão, com o assentamento de tubos já finalizado e recuperação de pavimento a ser executado.  No Parque Aeroporto, a obra segue em andamento com assentamento de tubos em aproximadamente 490 metros já executados, serviços de substituição de guias e sarjetas e recuperação do pavimento já iniciados. E na Estiva a obra está finalizada, faltando apenas a colocação da tampa de um bueiro.

O centro da cidade recebeu esta semana obras de implantação de galerias na rua Nelson Campello.

Bacias - E no Parque Três Marias, foram concluídos os serviços de ligação da saída da bacia de amortecimento de águas pluviais com a galeria existente na rua Brasilina Moreira dos Santos, iniciados os serviços de escavação da bacia e implantação do vertedouro.  Serão construídos dois reservatórios interligados de contenção das águas das chuvas, que permitirão o escoamento de forma escalonada para evitar a ocorrência de alagamentos. Os dois dispositivos somam 29.868 m³ de reservação, o que equivale ao volume de cerca de 10 piscinas  olímpicas.  A área de implantação é de 10.982 m².