TSE disponibiliza aplicativo Pardal para receber denúncias de irregularidades dos candidatos

Ferramenta permite fazer denúncias referentes à propaganda eleitoral nas ruas, compra de votos, uso da máquina pública, crimes eleitorais e doações e gastos eleitorais


O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou hoje (27) que já está disponível a nova verão do Pardal, aplicativo destinado a receber denúncias de infrações cometidas por políticos durante o período eleitoral. Lançado pelo TSE, o aplicativo para uso gratuito em smartphones e tablets pode ser um grande aliado no combate à irregularidades eleitorais em na campanha de 2018.

A ferramenta vai permitir fazer denúncias referentes à propaganda eleitoral nas ruas, compra de votos, uso da máquina pública, crimes eleitorais e doações e gastos eleitorais. A meta do tribunal é colocar os cidadãos como fiscais do processo eleitoral e “importantes atores no combate à corrupção eleitoral”.

O TSE esclarece que, para fazer a denúncia pelo Pardal, o cidadão deverá informar obrigatoriamente o nome e o CPF (Cadastro de Pessoa Física), além de elementos que indiquem a existência do fato, como vídeos, fotos ou áudios. A autoridade responsável por apurar a notícia de infração poderá manter em sigilo as informações do denunciante, a fim de garantir sua segurança.

A nova versão, disponível para aparelhos que utilizam os sistemas Ios e Android, apresenta as mesmas funcionalidades da anterior (2016), com algumas melhorias. Uma delas é a possibilidade de registrar denúncias também contra partidos e coligações.