Propaganda eleitoral para o segundo turno começa nesta sexta-feira (12)

Horário eleitoral vai até o dia 26 de outubro


Os candidatos Fernando Haddad (PT) e Jair Bolsonaro (17) mais 28 candidatos a governador de 13 estados e do Distrito Federal retomam nesta sexta-feira (12) a propaganda eleitoral gratuita, veiculado no rádio e na televisão. O horário eleitoral será exibido de segunda-feira a sábado, com seu último programa no dia 26 de outubro.

Cada um dos presidenciáveis contará com 10 minutos de propaganda eleitorar em rede, dividido em dois blocos de tempo igual. O tempo é usado para apresentar suas propostas e plano de governo. 

Na televisão os horários são: das 13h às 13h10, e das 20h30 às 20h40. Já no rádio as propostas serão anunciadas das 7h às 7h10, e das 12h às 12h10.

Nesta sexta quem começa o programa eleitoral é o candidato Jair Bolsonaro, pelo fato de ter obtido mais votos no primeiro turno. Em seguida será exibido o programa do petista Fernando Haddad. No dia seguinte a propaganda se alternará.

Já os candidatos a governador que disputam o segundo turno também terão 10 minutos de propaganda eleitoral em rede, repartidos em dois blocos de 5 minutos, para propagar seus planos e projetos. Eles divulgarão suas propostas das 7h10 às 7h20, e das 12h10 às 12h20, no rádio; das 13h10 às 13h20, e das 20h40 às 20h50 minutos, na televisão.

Durante o período do horário eleitoral gratuito do segundo turno, as emissoras de rádio e de televisão e os canais de televisão por assinatura reservarão, para cada cargo em disputa, 25 minutos, de segunda-feira a domingo, nos quais serão veiculadas inserções de 30 e 60 segundos.

Como funciona o segundo turno

O segundo turno das eleições acontece quando os candidatos às eleições majoritárias a presidente da República, a governador ou a prefeito não obtêm metade mais um dos votos dados ao respectivo caargo no pleito. Neste caso, a lei determina que disputarão o segundo turno os dois candidatos mais votados na primeira etapa das eleições. Só há a possibilidade de segundo turno para prefeito nos municípios com mais de 200 mil eleitores.