Por unanimidade, Câmara Federal cassa mandato de Paulo Maluf

Decisão foi tomada em reunião na residência oficial do presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ)


Paulo Maluf está atualmente em prisão domiciliarPaulo Maluf está atualmente em prisão domiciliar (Foto : Câmara Federal/Leonardo Prado)No final da manhã desta quarta-feira (22), em decisão unânime, a Mesa Diretora da Câmara dos Deputados cassou o mandato do deputado federal Paulo Maluf (PP-SP). De acordo com a assessoria da câmara, a decisão foi tomada em reunião na residência oficial do presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ).

A Mesa Diretora da Câmara chegou a adiar reuniões por duas vezes antes de decidir pela cassação, que foi contestada pela defesa parlamentar. Maluf foi condenado pelo STF em maio do ano passado e cumpre pena em prisão domiciliar.

Após reunião na manhã desta quarta-feira, na residência oficial da presidência da Câmara, o corregedor da Casa, deputado Evandro Gussi (PV-SP), informou que não há mais recurso à deliberação da Mesa e que a decisão do STF tem que ser cumprida.

“Há uma decisão jurisdicional da mais alta Corte”, disse Gussi. “O que a Câmara faz agora, por meio de sua Mesa, é contribuir para a estabilidade institucional do país que já se encontra de tal maneira turbada”.

Os quatros membros da Mesa presentes à reunião foram: o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), os deputados André Fufuca (PP-MA), 2º vice-presidente da Mesa Diretora, e Dagoberto Nogueira (PDT-MS), 1º suplente de secretário, e a deputada Mariana Carvalho (PSDB-RO), 2ª secretária da Mesa.

A medida foi sob orientação do Supremo Tribunal Federal (STF), que, em maio do ano passado, condenou o pepista a 7 anos, nove meses e 10 dias de prisão por lavagem de dinheiro. No entanto, os deputados protelam a medida desde então.

Com informações da Agência Brasil