Oposição articula mobilização para alterar reforma da Previdência

Líder das minorias, a deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ) disse que a proposta "desconstitucionaliza a Previdência Social brasileira


Deputados da oposição analisam propostas de reforma previdenciáriaDeputados da oposição analisam propostas de reforma previdenciária (Foto : Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)Lideranças de oposição articulam uma frente para defender mudanças na proposta de reforma da Previdência. Liderados pela deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ), os deputados criticaram nesta quarta-feira (20) os itens da proposta, argumentando que as regras de transição não estão claras e é necessário rever a idade mínima para homens e mulheres.

A oposição promete dificultar a tramitação do texto no Congresso Nacional e articula mobilizações em defesa de mudanças na proposta. Jandira Feghali disse que a proposta "desconstitucionaliza a Previdência Social brasileira. Tira tudo da Constituição [Federal] e leva para Lei Complementar. A Previdência passa a valer das disposições transitórias".

Para a parlamentar, o Congresso terá de alterar a proposta sobre as regras de pagamento integral do Benefício de Prestação Continuada (BPC) a partir dos 70 anos, o adiamento da aposentadoria de professores e as mudanças nas regras para trabalhadores rurais.

Vice-líder da minoria deputado André Figueiredo (PDT-CE) defendeu a revisão da idade mínima de aposentadoria (62 para mulheres, 65 para os homens). Segundo o deputado, falta "clareza da regra de transição" e dos mecanismos redutores para quem vai optar se aposentar antes de completar os 40 anos de contribuição teto.