Morre nesta sexta-feira o ex-deputado federal Ary Kara José

O ex-parlamentar lutava já há tempos contra um câncer


Faleceu na manhã desta sexta-feira (01/11) o ex-deputado federal, Dr. Ary Kara José. O advogado e destacado homem público do Vale do Paraíba lutava contra um câncer e morreu em São Paulo, onde estava hospitalizado. Ary Kara foi eleito três vezes para a Câmara Federal e duas vezes para a Assembleia Legislativa de São Paulo.

Tinha 77 anos e foi representante de Taubaté, com atuações também a favor das cidades de Pindamonhangaba e Tremembé. O ex-parlamentar nasceu no dia 26 de março de 1942, em Neves Paulista, interior de São Paulo, filho de José Kara José e de Julieta Curi Kara José. Em 1969, bacharelou-se em Direito pela Universidade de Taubaté.

Criou raízes em Taubaté onde iniciou suas atividades político-partidárias. Em 1968 filiou-se ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB),  que na época era a grande resistência ao regime militar instalado no país em abril de 1964. Pelo MDB, elegeu-se vereador em novembro de 1968. No ano seguinte, assumiu a presidência do diretório municipal do partido.

Durante a legislatura 1969-1973, ocupou a vice-presidência da Câmara Municipal e foi líder da bancada de seu partido em 1971. Após a extinção do bipartidarismo, destacou-se como um dos organizadores do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), agremiação que substituiu o MDB em 1980.

Em 1982, com forte base eleitoral em Taubaté, foi eleito deputado estadual pelo PMDB. Quatro anos depois, foi eleito deputado constituinte em novembro de 1986, mais uma vez na legenda do PMDB. Em 1988, licenciou-se do mandato e assumiu a Secretaria de Assuntos Fundiários do Estado de São Paulo, no governo Orestes Quércia (1987-1991).

Em 1990, foi eleito deputado federal por São Paulo, sempre pelo PMDB. Na sessão da Câmara dos Deputados de 29 de setembro de 1992, votou a favor da abertura do processo de impeachment do presidente Fernando Collor de Melo.

Em 1994, reelegeu-se deputado federal, com a maioria dos votos de sua base eleitoral na região do vale do Paraíba. Em 1998, já pelo PPB, foi reeleito para a Câmara Federal. Filiou-se ao Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) em 2001, legenda pela qual concorreu à reeleição ficando na suplência. Deixou a Câmara dos Deputados em janeiro de 2003.

Em outubro de 2006 disputou novamente a deputado federal por São Paulo na legenda petebista, mas não se elegeu. Deixou a Câmara em janeiro de 2007, ao final da legislatura.

Entre outras atividades, Ary Kara era amante do futebol e carnaval. Foi o homem forte da Escola de Samba Embaixada da Vila São Jose, levando a Águia a vários títulos conquistados em Taubaté. Em agosto de 2009, foi eleito presidente do Esporte Clube Taubaté.

O velório do Ary Kara vai ser na Câmara Municipal a partir das 15h. No sábado, haverá uma missa de corpo presente a partir das 9h e em seguida ele vai ser enterrado no cemitério do Convento Santa Clara em Taubaté.