Modelo de debate feito pela TV Aparecida é elogiado por presidenciáveis

Candidatos pontuaram sobre o debate em coletiva após o evento


O candidato do PT, Fernando Haddad, elogiou o formato do debate televiso promovido pela CNBB na TV Aparecida, nesta quinta-feira (20). “Gostei das regras, achei muito bem organizado e democrático”, afirmou. O ex-prefeito de São Paulo ponderou sobre o tempo disponibilizado para as respostas que era igual para todos os candidatos, tendo o microfone cortado quando se esgotava. Haddad também aprovou o sistema de sorteio para definir quem faria e responderia a pergunta. “É um modelo que poderia ser seguido por outras emissoras”, completou.

Guilherme Boulos, do PSOL, pontuou que este debate permitiu mostrar a diferença entre as candidaturas. “A nossa candidatura é a única que se coloca no enfrentamento ao sistema e aos privilégios”, disse o ativista. Na coletiva pós-debate ele ainda aproveitou para alfinetar os concorrentes: “O Alvaro dias falando em renovação depois de 20 anos no PSDB, o Alckmin em abrir o sistema bancário, sendo que fez parte do partido que mais concentrou banco no Brasil, o Meirelles falando em tributar lucro e dividendo, é um negócio extraordinário”. Boulos ainda pediu que o eleitor compare o que é dito nos debates com a coerência entre o passado e a trajetória de cada um.

Sem atender a imprensa em sua chegada à Aparecida, Ciro Gomes (PDT) respondeu algumas perguntas ao final do debate. “Boa parte das propostas que eu lancei ao longo dos últimos três anos estão sendo imitadas pelos adversários”, disse Ciro. O candidato também comentou a participação de seu oponente tucano: “Ver o Alckmin falando de imposto sob lucros e dividendos, por exemplo, dá vontade de rir”.

Única candidata mulher a participar do debate, Marina Silva finalizou sua participação falando sobre o atual cenário político do país, a diferença no tempo de televisão, fundo partidário e pesquisas eleitorais. “Eleição se decide no dia 7 de outubro, com o voto consciente”, afirmou a ex-ministra.

O tucano Alckmin destacou o papel das igrejas por promover debates e discutir política com uma preocupação social. “O estado é laico, mas não é contra as religiões”, enfatizou. O candidato aprovou o debate e gostou dos temas abordados que haviam sido pouco falados antes.

A aprovação sobre a organização do debate em Aparecida foi geral. Alvaro Dias disse que este foi um momento que possibilitou pontuar algumas teses fundamentais. O ex-governador protagonizou um dos momentos mais críticos contra o PT: “O PT teve uma grande oportunidade e desperdiçou, não soube o que fazer com o Brasil, mentiu muito esses anos para iludir a sociedade brasileira e a herança é dramática, por essa razão deveria pedir perdão ao povo brasileiro ao invés de pedir votos”. Ele ainda disse que o voto útil não é um voto inteligente.

Com poucos enfrentamentos mais ofensivos, a noite foi marcada pela oportunidade que os candidatos tiveram para falar sobre suas propostas. Meirelles aprovou o formato organizado pela TV Aparecida. “O debate foi muito importante pois permitiu colocar as nossas posições com clareza”, completou o ex-Ministro da Fazenda do Brasil.