Ministro da Indústria anuncia que empresas do interior vão receber apoio para exportar

Durante reunião, ministro falou sobre desenvolvimento e futuro econômico do país, além de perspectiva para a região




O Ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), Marcos Pereira, esteve em Taubaté, na manhã desta sexta-feira (27), para participar da primeira reunião de 2017 do CODIVAP (Consórcio de Desenvolvimento Integrado do Vale do Paraíba, Litoral Norte e Mantiqueira). 
A reunião contou com a participação de mais de 30 prefeitos de várias cidade da região, deputados estaduais e federais, vereadores e convidados. 

O ministro anunciou durante o evento que empresas de cidades do interior receberão apoio do MDIC para exportar. "Estive em 13 estados lançando os programas Brasil Mais Produtivo e Plano Nacional da Cultura Exportadora. O primeiro busca melhorar a produtividade das empresas em pelo menos 20% - mas há casos de até 80% de ganho de eficiência - enquanto o segundo ensina empresas a exportar. Vamos regionalizar a execução destes dois programas e o projeto piloto será em São Paulo", disse o ministro.

De acordo com o ministro, o foco era a nível estadual, com lançamentos feitos apenas nas capitais, mas percebeu que empresas do interior também podem e devem ser contempladas com apoio para exportação. Para ele, a regionalização dos programas Brasil Mais Produtivo e Plano Nacional da Cultura Exportadora faz parte do esforço de reposicionar a política comercial brasileira.

"
Temos nos esforçado para colocar o Brasil novamente na dianteira dos grandes acordos internacionais. Estamos avançando na construção de acordos comerciais, como por exemplo entre o Mercosul e a União Europeia. Estamos trabalhando para que o Brasil, sendo a 9ª economia, deixe de ser apenas a 25ª em comércio exterior", explicou.

Durante a reunião, o ministro Marcos Pereira também falou sobre as reformas e medidas econômicas implementadas pelo Governo Federal e ações de simplificação administrativa e desburocratização desenvolvidas pelo MDIC, ressaltando que em momentos de crise, como atualmente, é necessário redirecionar o foco e atacar os problemas mais urgentes. E finalizou falando que está empenhado em resolver problemas antigos, como a demora na concessão de marcas e patentes.

"Desde julho do ano passado já convocamos 140 aprovados no último concurso do INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial). As contratações são fundamentais para aumentar a performance do INPI com o objetivo de elevar o serviço aos padrões internacionais", concluiu.

Eleição da nova diretoria
Durante a primeira reunião do ano, os prefeitos presentes não chegaram a comum acordo para realizar a eleição da nova diretoria do Consórcio. A decisão deve acontecer no dia 10 de março.

*Fonte: MDIC