Haddad é duramente confrontado em sua estreia no debate em Aparecida

Ex-presidente Lula e o candidato Jair Bolsonaro também foram citados no debate


A TV Aparecida, por meio da CNBB (Confederação Nacional dos Bispos do Brasil) promoveu ontem (20) no Santuário Nacional, o terceiro debate televisivo com os presidenciáveis. Dos 13 candidatos, estiveram presentes sete: Alvaro Dias (Podemos), Ciro Gomes (PDT), Fernando Haddad (PT), Geraldo Alckmin (PSDB) Guilherme Boulos (Psol), Henrique Meirelles (MDB) e Marina Silva (Rede). A mediadora deste debate foi a jornalista Joyce Ribeiro.

Na chegada ao Centro de Eventos padre Vitor Coelho, apenas quatro pararam para atender à imprensa. Haddad, Ciro e Marina seguiram direto para os camarins, enquanto Meirelles, Boulos, Alckmin e Álvaro Dias, responderam rapidamente perguntas feitas pelos jornalistas.

A corrupção foi o tema de abertura, com crítica feita pelo arcebispo de São Paulo, dom Odilo Scherer. Fernando Haddad foi um dos mais contestados, devido ao PT estar no centro das investigações da Lava jato. Ele defendeu o fortalecimento das instituições de controle, o combate aos desvios de dinheiro e punição dos corruptos.

Alckmin aproveitou esta hora para dizer que “quem enriqueceu a política é ladrão”. E ainda soletrou a palavra “ladrão”, dando ênfase. Já Marina, fez menção ao Papa Francisco e uma passagem do Evangelho.

O petista exaltou os governos do ex-presidente Lula e recebeu crítica de seus adversários. O tucano também teve seu momento embaraçoso, quando foi questionado por Haddad sobre o apoio do PSDB ao governo de Temer (MDB).

O candidato do PDT, Ciro Gomes, disse que ele próprio é um exemplo de honestidade ao completar 39 anos de vida pública "sem responder por nenhum mal feito nem sequer para ser absolvido".

Sem a participação do candidato do PSL, Jair Bolsonaro, devido ao atentado que sofreu no último dia 6, o debate teve um tom mais amigável e menos ofensivo, apesar de ter sido lembrado pelo oponente Boulos, que fez menção à hashtag “Ele não” que ganhou força na internet nos últimos dias.

Apesar das duras ao petista em sua estreia participando de debates televisivos como candidato à Presidência da República, nas três horas de duração o que se viu foi a explanação sobre propostas de governo e poucos confrontos pessoais.

O debate completo pode ser assistido aqui: