Datafolha: Bolsonaro tem 24%; Ciro sobe para 13%; Marina e Alckmin ficam nos 11%

Ciro Gomes (PDT) foi quem mais cresceu e subiu três pontos, estando no momento com 13% das preferências


Candidato Bolsonaro (PSL) subiu dois pontos na primeira pesquisa após a ocorrência em Juiz de Fora, quando foi atacado com uma facada no abdômenCandidato Bolsonaro (PSL) subiu dois pontos na primeira pesquisa após a ocorrência em Juiz de Fora, quando foi atacado com uma facada no abdômen (Foto : Crédito: Flávio Bolsonaro)
O instituto Datafolha divulgou na tarde de ontem (10) novos dados sobre a corrida presidencial, onde o candidato à Presidência da República Jair Bolsonaro (PSL) cresceu dois pontos e atingiu 24% das intenções de voto. Ciro Gomes (PDT) foi quem mais cresceu e subiu três pontos, estando no momento com 13% das preferências; A candidata Marina Silva (Rede) teve uma queda vertiginosa de cinco pontos e está agora com 11%, empatada com Geraldo Alckmin (PSDB). Fernando Haddad (PT) soma 9%.

No segundo escalão vem Álvaro Dias (Pode) que foi indicado por 3% dos eleitores entrevistados, o mesmo percentual de João Amoêdo (Novo) e de Henrique Meirelles (PMDB). Guilherme Boulos (PSOL), Vera Lúcia (PSTU) e Cabo Daciolo (Patri) pontuaram com 1%. João Goulart Filho (PPL) e José Maria Eymael (DC) não pontuaram.

Essa foi a primeira pesquisa do Datafolha após o ataque a faca contra Jair Bolsonaro, ocorrido na última quinta-feira (6), em Juiz de Fora (MG). É o primeiro levantamento que exclui o nome do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, preso em Curitiba (PR) desde abril. Não foram divulgados resultados de intenção espontânea de voto.

A pesquisa aponta que Ciro, Marina, Alckmin, e Haddad estão tecnicamente empatados, conforme margem de erro de dois pontos percentuais que pode oscilar para baixo ou para cima. A margem de pesquisa divulgada pelo Datafolha é de 95%.

Os brancos e nulos somaram 15% e não responderam ou não quiseram responder 7%. Verifica-se entre os dois levantamentos a queda de 7 p.p no número de eleitores que pretendem votar em branco ou nulo. Subiu em 1 p.p o número de entrevistados que não quiseram ou não souberam responder.

Foram ouvidos na segunda-feira 2.804 pessoas em 197 municípios. O levantamento foi encomendado pela TV Globo e o jornal Folha de S.Paulo e registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BR 02376/2018.

Rejeição - O candidato Jair Bolsonaro tem a maior taxa de rejeição, 43%. Marina Silva tem 29%; Geraldo Alckmin, 24%; Fernando Haddad, 22%; e Ciro, 20%. Os demais resultados são: Cabo Daciolo, 19%; Vera Lúcia, 19%; Eymael, 18%; Guilherme Boulos, 17%; Henrique Meirelles, 17%; João Goulart Filho, 15%; João Amôedo, 15%; e Alvaro Dias, 14%.

Com informações da Agência Brasil