Datafolha: Bolsonaro lidera com 26%; Haddad sobe e empata com Ciro

Marina Silva (Rede) continua em queda e tem, no momento, 8% da intenção de votos


Candidato Alckmin (PSDB) não consegua atingir dois dígitos na intenção de votosCandidato Alckmin (PSDB) não consegua atingir dois dígitos na intenção de votos (Foto : Crédito: Ciete Silvério)

O instituto Datafolha divulgou ontem (14) nova pesquisa onde o candidato Jair Bolsonaro (PSL) aparece com 26% das intenções de voto na disputa presidencial. Fernando Haddad (PT) atingiu 13% e está empatado com Ciro Gomes, que tem o mesmo percentual. Geraldo Alckmin (PSDB) obteve 9% dos votos e Marina Silva (Rede) é a candidata de 8% dos entrevistados.

No degrau abaixo estão os candidatos Alvaro Dias (Podemos), Henrique Meirelles (MDB), João Amoêdo (Novo), cada um com 3% das intenções de voto. Também estão empatados Cabo Daciolo (Patriota), Guilherme Boulos (PSOL) e Vera Lúcia (PSTU), com 1%. João Goulart Filho (PPL) e Eymael (DC) não pontuaram.

Na comparação com a pesquisa realizada na última segunda-feira (10), Jair Bolsonaro oscilou dois pontos percentuais, Fernando Haddad cresceu quatro pontos percentuais e Ciro Gomes manteve-se estável. O ex-governador paulista Geraldo Alckmin perdeu um ponto percentual e a ex-senadora Marina Silva desceu três pontos.

Treze por cento dos entrevistados declaram votar em branco ou nulo; e 6% não sabem ou não responderam.

Rejeição - Em relação à rejeição aos candidatos, Jair Bolsonaro manteve o maior percentual, que subiu um ponto percentual entre as duas pesquisas: 44% declararam que não votariam de “jeito nenhum” no candidato no primeiro turno. O mesmo fenômeno ocorreu com Marina Silva, que agora tem 30% de eleitores contrários à sua eleição.

Pesquisados - A pesquisa foi realizada na quinta-feira (13) e nesta sexta-feira (14) e trabalha com um universo de 2.820 eleitores em 187 cidades. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa foi contratada pelo jornal Folha de São Paulo e pela Rede Globo e registrada com o número BR05596/2018 na Justiça Eleitoral.

Com informações da Agência Brasil