Corrida presidencial terá 13 candidatos nas eleições de outubro

Propaganda eleitoral por meio de carros de som, comícios e internet está liberada a partir do dia 16 deste mês


O candidato Jair Bolsonaro (PSL) escolheu como vice o General Hamilton MourãoO candidato Jair Bolsonaro (PSL) escolheu como vice o General Hamilton Mourão (Foto : Fernando Frazão/Agência Brasil)

Em cumprimento à legislação eleitoral, domingo (5) teve fim o prazo previsto para definição dos candidatos que pretendem concorrer às eleições de outubro. Em 2018, o número de pretendentes à Presidência da República será recorde. Os partidos e suas coligações lançaram 13 candidatos e seus vices que vão disputar a Presidência da República. 

Segundo a lei eleitoral, é preciso que sejam oficializadas até esta segunda-feira (6) na Justiça Eleitoral as chapas completas com seus candidatos, vices, alianças ou coligações. As eleições no primeiro turno serão no dia 7 de outubro e o segundo turno será no dia 28 do mesmo mês.

A partir de agora, as legendas poderão registrar seus candidatos à Presidência no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O prazo termina no dia 15 de agosto, às 19h. Em seguida, caberá ao Ministério Público Eleitoral (MPE), qualquer candidato, partido político ou coligação impugnar o registro do adversário político.

No tribunal, o impugnante deverá fundamentar seus argumentos jurídicos contra o registro da candidatura tendo com base o impedimento legal previsto na Lei da Ficha Limpa que gere uma inelegibilidade. Caberá a um ministro do TSE analisar os argumentos e decidir se o candidato poderá disputar  as eleições.

A propaganda eleitoral por meio de carros de som, comícios e internet está liberada a partir do dia 16 deste mês.

13 candidatos - As convenções tiveram encerramento no último sábado (4) São 12 os candidatos à Presidência da República mais o representante do PT, o ex-presidente Lula, que está preso desde abril. Confirmados, aqui estão os outros 12 nomes, por ordem alfabética: Alvaro Dias (Podemos), Cabo Daciolo (Patriota), Ciro Gomes (PDT), Geraldo Alckmin (PSDB), Guilherme Boulos (PSOL), Henrique Meirelles (MDB), Jair Bolsonaro (PSL), João Amoêdo (Novo), José Maria Eymael (DC), Marina Silva (Rede), Vera Lúcia (PSTU), e João Goulart Filho (PPL).

Vale ressaltar que a lista contava ainda com Manuela D’Ávila (PCdoB) que abriu mão de sua candidatura para formalizar aliança com o PT.

Com informações da Agência Brasil