Bolsonaro exonera diretor da Polícia Federal indicado pelo ministro Sérgio Moro

Após negociações, Moro ainda não confirma se permanece no Ministério da Justiça


O presidente da República, Jair Bolsonaro, exonerou Maurício Leite Valeixo do cargo de diretor-geral da Polícia Federal. O presidente deixou bem claro que quer um novo diretor-geral da PF que seja mais próximo da família Bolsonaro. O decreto com a exoneração de Valeixo está publicado no Diário Oficial da União desta sexta-feira (24), assinado pelo presidente da República.

O anúncio de troca do comando geral da PF foi o assunto da tarde desta quinta-feira em todos os noticiários. Os sites O Antagonista e Uol chegaram a postar um suposto pedido de demissão do ministro Sérgio Moro. Fontes ligadas ao ministérioa informaram que, de fato, Sergio Moro chegou a ameaçar sua saída do governo na tarde de ontem (23). Valeixo tinha sido indicado pelo ministro da Justiça e Segurança Pública para a diretoria-geral da PF.

Durante toda a tarde, o presidente da República tentou reverter o descontentamento do ministro, por meio dos ministros Braga Netto (Casa Civil) e Luiz Eduardo Ramos (Secretaria de Governo). Moro ainda negocia sua permanência no Ministério da Justiça, condicionando sua permanência caso possa indica o sucessor de Valeixo.

Além de ter sido indicado ao cargo por Sérgio Moro para o comando da PF, Valeixo foi o braço-direito de Moro e homem de confiança do ex-juíz em todas as ações da Operação Lava Jato. A troca de comando deve ser oficializada no início da próxima semana, mas ainda não há um nome definido para a sucessão.

Por sua vez, a assessoria do ministro Sérgio Moro não confirmou que o ministro tenha pedido demissão. Por hora, a exoneração do diretor-geral da PF passa a ser mais um conflito na relação entre Jairo Bolsonaro e Sergio Moro, o que acontece desde o início do governo.

Fonte: Com informações do Congresso em Foco