Bolsonaro anuncia exoneração de Ricardo Vélez, ministro da Educação

Novo ministro é Abraham Weintraub, economista e professor universitário na Unifesp


O presidente Jair Bolsonaro anunciou na manhã desta segunda-feira (8) em sua conta no Twitter, a demissão do ministro da Educação, Ricardo Vélez Rodríguez. Para o seu lugar, de acordo com o anúncio do presidente, será nomeado o professor e economista Abraham Weintraub.

Vélez Rodríguez, colombiano naturalizado brasileiro,  ocupava o cargo desde a posse presidencial em 1º de janeiro, mas acabou sucumbindo em meio a uma crise com seguidores do mentor bolsonarista Olavo de Carvalho e também por desentendimentos com a ala militar.

A exoneração já era esperada para hoje, após um café da manhã que reuniu na sexta-feira (5) o presidente Jair Bolsonaro e profissionais de diversos veículos de comunicação. Na oportunidade, Bolsonaro sinalizou a saída de Vélez ao dizer aos jornalistas "está bastante claro que não está dando certo" e ainda  "está faltando na gestão" no trabalho de Vélez no Ministério da Educação.

Quem agora ficará à frente da pasta é Abraham Weintraub, economista e professor universitário na Unifesp. Segundo o presidente, o novo ministro é experiente em gestão e com todo o conhecimento necessário para a pasta".

anuncio