Presídio de Tremembé apreende quase 400 itens ilícitos e 9 quilos de droga na madrugada

Um agente penitenciário em vigília numa das torres avistou a movimentação de quatro suspeitos nas proximidades da unidade prisional




Uma mega apreensão no Centro de Progressão Penitenciária (CPP) “Dr. Edgard Magalhães Noronha” de Tremembé na madrugada desta sexta-feira (19) resultou na prisão de um entre quatro envolvidos. Durante o episódio, foram recolhidos na área externa da unidade prisional mais de 100 aparelhos celulares, além de outros 296 itens ilícitos, e nove quilos de maconha.

De acordo com a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), o fato foi registrado por volta das 2h da madrugada, quando um agente penitenciário em vigília numa das torres avistou a movimentação de quatro suspeitos nas proximidades da unidade prisional. Eles estavam em atitude suspeita e portavam 3 mochilas, enquanto tentavam pular o muro do CPP para entrar no espaço.

Ao observar a cena, o agente acionou o alarme de segurança, o que fez com que eles se dispersassem e largassem as bolsas próximo ao muro da unidade. A Polícia Militar foi acionada e conseguiu capturar um dos envolvidos, um rapaz de 17 anos. Na tentativa de invasão, o suspeito se machucou nos ouriços instalados no muro do CPP.

Nas três bolsas apreendidas foram encontrados: 106 aparelhos celulares, 126 carregadores, 94 baterias, 31 chips, 33 fones de ouvido, vários fios e cabos, 1 GPS, 1 caixa de som, 1 pendrive, 1 alicate, 1 fita métrica, 1 motor elétrico pequeno, além de 2 porções de cocaína e 10 barras de maconha com aproximadamente 5 quilos. Jogadas no chão da unidade, ainda foram identificadas duas bolas de futebol recheadas com maconha. Ao todo, havia quase 4 quilos da droga no interior das bolas.

Inicialmente, o adolescente foi encaminhado a uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) para receber cuidados ambulatoriais  e depois seguiu para o 1º Distrito Policial de Taubaté, onde aguardava a chegada da responsável materna. A polícia ainda procura os outros suspeitos.

A direção do CPP de Tremembé registrou Boletim de Ocorrência, comunicou o fato à Vara de Execuções Criminais e instaurou Procedimento Disciplinar Apuratório.