Prefeitura de Pinda inicia construção do Centro de Operações Integradas

A unidade funcionará em parte do antigo prédio da sede da Secretaria de Educação; obras de adequação já começaram




A Prefeitura de Pindamonhangaba anunciou que deu início a construção do COI (Centro de Operações Integradas) da cidade. A unidade funcionará em parte do antigo prédio da sede da Secretaria de Educação, na praça Dr. Emílio Ribas, onde ficará o Gabinete Integrado de Segurança, que fará o monitoramento das imagens das câmeras que serão instaladas pela cidade.

A central de monitoramento, que está sendo construída, será equipada com diversos monitores com imagens das câmeras em tempo real, sistema de rádio e alarme, que será operada pela Guarda Municipal e Polícia Militar, com auxílio de agentes de trânsito e outros órgãos ligados a segurança pública.

Segundo o secretário de Proteção e Bem-Estar ao Cidadão, Coronel José Sodário Viana, o COI deve entrar em funcionamento em até seis meses. Inicialmente, serão 16 câmeras instaladas em pontos do Araretama até Moreira César, passando pela região central, em pontos estratégicos, escolhidos em conjunto com a Polícia Militar, levando em conta estatísticas de criminalidade. O objetivo é aumentar a quantidade de câmeras gradativamente.

"
O COI será um sistema que nos permite, perante programação específica, detectar anomalias no comportamento das pessoas de uma região ou dos veículos, caso haja acidente, ou invasão de uma calçada, por exemplo. Com base nas características detectadas pela inteligência do sistema, isso vai acionar um alarme e poderá haver intervenção da Guarda Municipal ou da PM", explica Coronel Viana.

As câmeras de monitoramento vão funcionar 24 horas por dia, nos sete dias da semana, terão zoom, captação colorida, e todas as imagens serão armazenadas em um banco de dados, que poderá ser utilizado pelas autoridades de segurança como as polícias militar e civil, Corpo de Bombeiros e também o Poder Judiciário.

O sistema também permitirá o reconhecimento ótico de caracteres, ajudando a identificar placas de veículos, facilitando a consulta ao sistema da Prodesp e saber em tempo real se o veículo é objeto de roubo ou furto, relatando o fato diretamente ao Copom (Centro de Operações da Polícia Militar) via rádio, que pode agir com mais rapidez.

"
Além de repelirmos os autores de crimes, ainda poderemos colaborar com a elucidação de crimes que por ventura vierem a acontecer. Existem diversos estudos que comprovam o emprego da tecnologia como ferramenta essencial para redução da criminalidade e aumento da segurança e é isso que vamos fazer em Pinda, baseado em outros locais onde esse tipo de serviço tem possibilitado grandes resultados", completa o secretário.

*Com informações da Prefeitura de Pinda