Polícia Federal apreende drogas dentro de pia e livros no Aeroporto Internacional de São Paulo

Em ações distintas, foram encontradas drogas e materiais controlados pelo Exército com passageiros de voos internacionais.


A Polícia Federal, no Aeroporto Internacional de São Paulo, apreendeu, em ações distintas, drogas e materiais controlados pelo Exército com passageiros de voos internacionais.

Entre os dias 15 e 18/11, em ações distintas realizadas pela PF e Receita Federal, foram presos cinco passageiros de voos internacionais. Na quinta-feira (15), um brasileiro de 33 anos de idade, desembarcou no aeroporto de Guarulhos e tentou passar pelos canais de inspeção sem submete suas bagagens à inspeção alfandegária. Os servidores da Receita Federal selecionaram o homem e, na revista das bagagens, localizaram uma grande quantidade de produtos destinados à comercialização, cujos impostos superariam o valor de 8 mil reais e ainda produtos destinados a armas de fogo, cuja importação necessita de autorização prévia do exército como calibradores, tamboreadores, verificadores de munição, etc.

A PF foi acionada e o homem, que possui uma grande movimentação migratória, foi preso em flagrante. Neste mesmo dia, servidores da Receita Federal, que atuam com o auxílio de cães de faro, no porão de bagagens, identificaram substância suspeita no interior de uma mala e, ao passar com o cão pela mala suspeita, o animal deu indicação típica para entorpecentes. A PF foi acionada e o passageiro localizado e conduzido à delegacia para acompanhar a revista em seus pertences. Na mala foram encontrados 8 tabletes compostos por cocaína, cujo peso totalizou 8 quilos. O homem, um brasileiro de 36 anos de idade, que pretendia embarcar para a Etiópia, foi preso em flagrante.

Na sexta-feira (16), um voo que partiu com destino a Atlanta, nos Estados Unidos, retornou ao aeroporto, minutos após decolar, devido ao fato de que um passageiro, nacional da Rússia, 29 anos de idade, causou tumulto e se recusou a acatar as orientações dos tripulantes da aeronave. Em terra, o homem se recusou a desembarcar, momento em que a PF foi acionada e, após resistência e agressões verbais feitas pelo homem, o conduziram a delegacia onde foi preso. Em outra ação, de uma aeronave, cujo destino era Addis Ababa, na Etiópia, um homem, nacional da Nigéria, 43 anos de idade, foi retirado para acompanhar a revista em seus pertences. Policiais Federais, que acompanhavam o embarque das bagagens dos passageiros daquele voo, identificaram substância orgânica oculta dentro de uma pia de cozinha, despachada em nome daquele passageiro. Na delegacia, os peritos federais encontraram mais de 4 quilos de cocaína nas estruturas do objeto. O homem foi preso em flagrante.

Na última ação, realizada na noite do sábado (17), policiais federais prenderam um passageiro, nacional da Nigéria, que tentou passar pelo controle migratório com 3 quilos de cocaína ocultos dentro de cinco livros. O homem, de 29 anos de idade, pretendia levar a droga para Lagos, em seu país natal.